Juiz anula votos e cassa mandatos de vereadores e suplentes do PTB de São João do Rio do Peixe

O juiz da 37ª Zona Eleitoral Kleyber Thiago Trovão Eulálio cassou, ontem (11), os diplomas e mandatos dos vereadores e suplentes do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) na última eleição em São João do Rio do Peixe, no Sertão do Estado. A decisão reconhece a prática de abuso de poder consubstanciada por fraude na cota de gênero das candidaturas ao legislativo.

O PTB teve dez candidatos ao posto de vereador nas últimas eleições municipais em 2020, sendo três mulheres. O que chamou atenção e motivou a ação de impugnação de mandatos foi a baixa votação recebida por essas candidatas. Francilene Gomes Pamplona não chegou sequer a receber votos. Fábia Evangelista da Silva teve dois votos totalizados. A maior votação das candidatas mulheres foi de Sebastiana Maria do Nascimento, que recebeu seis votos.

A pífia votação se torna mais evidente quando comparada com os outros candidatos da chapa, como Valdery Soares de Carvalho, conhecido como Dery do Gravatá, que recebeu 562 votos, e Kaique de Sena, que recebeu 433 votos. Os dois foram eleitos para compor a Câmara Municipal de São João do Rio do Peixe. Já o candidato homem menos votado da chapa, José Samuel Antonino Alves, que não conseguiu ser eleito, contabilizou 335 votos.

Site Footer

Sliding Sidebar

O Fuxiqueiro – Todos os direitos reservados.