Por decisão da juíza da 2ª Vara Federal Wanessa dos Santos Lima, a prefeitura de Cabedelo terá que suspender as aulas presenciais em instituições de ensino superior com sede no município. A determinação atende a um pedido conjunto formulado pelos Ministérios Públicos Federal e do Trabalho e se dá pelo risco de aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus na Paraíba.
A sentença saiu um dia depois da realização de uma audiência de conciliação entre as prefeituras de João Pessoa e Cabedelo e os Ministérios Públicos Federal e Estadual, ocorrida nesta quinta-feira (20). Somente os representantes da capital compareceram ao encontro e aceitaram os termos do que foi colocado na mesa pelos órgãos. O encontro foi mediado pela Justiça Federal.
A decisão da magistrada aconteceu depois que ela ouviu a argumentação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e do Conselho Regional de Medicina (CRM). Ambos alertaram sobre o risco de uma segunda onda de contaminações pelo novo Coronavírus. A prefeitura de João Pessoa editou um decreto ainda mais abrangente, incluindo o ensino médio.
O prefeito de Cabedelo, Vítor Hugo, havia declarado pela manhã que só determinaria o fechamento das instituições de ensino superior caso houvesse uma decisão judicial para tal.