“Até o final de setembro ou início de outubro teremos toda população com primeira dose e até final do ano com as duas doses”. A afirmação é do secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, que ao lado do secretário de João Pessoa e Campina Grande, apresentaram nesta sexta-feira (16), o planejamento para aplicação em massa da primeira dose da vacina contra Covid-19.
Ao todo, foram distribuídas 269.990 doses da vacina Astrazeneca que estavam armazenadas para D2 e agora serão usadas para D1.“
“Escolhemos o caminho de utilizar todas as vacinas da câmara fria da Secretaria estadual de Saúde como D1. Promovendo uma maior proteção à população, visto que os trabalhos mostram que se você recebe a primeira dose da AstraZeneca, após 14 dias você tem uma proteção de 70 a 76%”, explicou Geraldo Medeiros.
Previsão
A previsão da Secretaria de Saúde é de que a Paraíba receba até o final deste mês novas 400 mil doses de vacinas. Em agosto, a previsão é de um repasse de 1,3 milhão de doses pelo Ministério da Saúde e outras 1,4 milhão em setembro.