O governador João Azevêdo recebeu, nessa terça-feira (30), no Palácio da Redenção, em João Pessoa, o corregedor nacional do Ministério Público, Marcelo Weitzel, e o procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha, ocasião em que destacou os avanços e investimentos do estado no fortalecimento da política de segurança pública.
Na oportunidade, o governador ressaltou o trabalho integrado das forças de Segurança que tem resultado no reforço e reestruturação do segmento e a injeção de recursos na tecnologia e na valorização de pessoal. “Temos aprimorado, cada vez mais, a nossa atuação, com investimentos de R$ 100 milhões nos Centros Integrados de Comando e Controle em João Pessoa, Patos e Campina Grande, nas 1.600 câmeras com reconhecimento facial e identificação de placas de veículos, promovemos mais de cinco mil policiais e estamos fazendo o concurso da Polícia Civil, com 1.400 vagas”, frisou.
O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, detalhou os números positivos do setor. “A Paraíba é o estado do Norte/Nordeste com o menor índice de letalidade policial, também somos a melhor Segurança do Norte/Nordeste de acordo com o Centro de Liderança Pública, estamos interligando e interconectando os serviços da Polícia Civil, apreendemos mais de quatro toneladas de drogas e mais de três mil armas, reduzimos em 15% o índice de furto de veículos e está em andamento o maior concurso público da história da Polícia Civil após 13 anos com mais de 95 mil inscritos, garantindo uma melhor prestação de serviços à população”, pontuou.
O corregedor nacional do Ministério Público, Marcelo Weitzel, fez uma avaliação positiva do encontro com o governador João Azevêdo. “Nós tivemos uma conversa franca e objetiva e trocamos experiências acerca de todo o esforço que o estado vem fazendo nessa área tão sensível à sociedade e à economia. É de se louvar o trabalho que está sendo feito, há um avanço notório na minimização dos problemas da segurança, com a Paraíba sendo destaque na região Nordeste. Essa é uma política de estado, um caminho longo, mas que beneficia às pessoas porque investir em segurança garante um ambiente favorável ao cidadão”, declarou.
O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha, destacou a importância da integração de esforços para melhorar a segurança pública. “O diálogo inicial com o governador é de suma importância para abertura de portas, deixando clara a intenção do Ministério Público de construir com o Governo e seus órgãos de Segurança as melhores soluções sobre o tema no nosso estado”, falou.
Participaram também da reunião, os secretários de Estado Sérgio Fonseca (Administração Penitenciária); delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo; comandante-geral da Polícia Militar, Euller Chaves; comandante do Corpo de Bombeiros, Marcelo Araújo; e o procurador-geral do Estado, Fábio Andrade.
Ainda estiveram presentes o coordenador-geral Benedito Torres Neto; o coordenador de Correições e Inspeções, Marco Antonio Santos Amorim; o coordenador substituto da Coordenação Disciplinar, Marcelo José de Guimarães Moraes; a coordenadora substituta de Correições e Inspeções, Vera Leilane Mota Alves de Souza, e e o membro da Comissão do CNMP do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública, Douglas Oldegardo Cavalheiro dos Santos. Eles foram acompanhados pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto; pelo corregedor-geral do MPPB, Álvaro Gadelha, e pelos promotores de Justiça, Ricardo Alex Almeida, Guilherme Lemos e Túlio César Neves.