Sistema desenvolvido pelo semanário conservador de SP é parecido com o utilizado nos EUA. Dados mostram petista com significativa margem em relação ao atual presidente de extrema direita
Por Henrique Rodrigues/RevistaFórum
Jair Bolsonaro (Agência Brasil) e Lula (Ricardo Stuckert)
A revista conservadora Veja lançou uma ferramenta que agrega as pesquisas eleitorais de vários institutos e apresenta dados condensados e unificados para os leitores analisarem o desempenho mais próximo da realidade dos candidatos à Presidência da República. O sistema é parecido com o utilizado por redes norte-americanas nos períodos de corrida à Casa Branca.
A primeira unificação de dados mostrou o ex-presidente Lula (PT) com 40% das intenções de voto, seguido pelo atual mandatário de extrema direita Jair Bolsonaro (PL), com 28%. Na terceira posição, empatados, aparecem o ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro (Podemos) e o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PDT), com 8% dos votos. O atual chefe do Executivo paulista, João Doria (PSDB) surge em quinto lugar, com 3%.
O agregador de pesquisas da Veja considera os resultados colhidos nos institutos Datafolha, Ipec, Ipespe, Paraná Pesquisa e Quaest. A publicação paulista esclarece ainda que os indicadores são somados e então é encontrada uma média móvel dos últimos 60 dias de sondagem, o que resulta num maior peso dos levantamentos realizados mais recentemente.