Se você está pensando em comprar um carro e trabalha como Microempreendedor Individual (MEI), é possível conseguir um desconto na hora de fechar negócio. Isso porque existe isenção do ICMS pela venda direta, garantindo um desconto de até 30% em um veículo novinho.
O abatimento varia de acordo com o fabricante, modelo escolhido, além da quantidade de carros que serão adquiridos. As marcas que oferecem desconto ao MEI são Volkswagen, Fiat, Chevrolet e Renault.
Para conseguir a redução no valor, o MEI precisa apresentar, na hora da compra, os documentos pessoais que assegurem a condição de empresário, como o Certificado de Microempreendedor Individual, junto com o cartão CNPJ. Os descontos partem de 2,5%.
Uma das desvantagens de optar por essa modalidade é o prazo para entrega do veículo. O período pode chegar a dois meses de espera, o que pode atrapalhar os planos de quem precisa de um automóvel com urgência.
Além disso, quem comprar um carro utilizando o CNPJ deve manter o veículo por pelo menos 12 meses antes de colocar à venda. Isso garante que o empreendedor não está utilizando o desconto para lucrar com a aquisição em uma revenda.
Também será possível a compra de um veículo acima da receita bruta anual do MEI, ou seja, R$ 81 mil. Além disso, o limite para compras de 80% do valor faturado no ano aplica-se apenas para aquisição de mercadorias para a comercialização ou industrialização.
É preciso estar ciente que o veículo ficará vinculado ao CNPJ da empresa, ou seja, os débitos e tributos ficam vinculados à organização.