O candidato ao Senado Federal, Ricardo Coutinho (PT) se reuniu com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (FETAG/PB). Foram 41 cidades representadas na reunião e o ex-governador da Paraíba enfatizou como a energia solar pode ser usada em sistemas de irrigação.
Segundo Ricardo, é preciso investir em energia renovável no estado para fazer com que a produção fique mais barata para o trabalhador. “Tem trabalhador que não consegue pagar a energia da distribuidora para irrigar meio hectare, porque é muito caro, cobrir o preço da energia”, explica.
Além disso, o candidato ressaltou que para combater a fome é preciso retomar e investir na agricultura familiar, mudando a estrutura de distribuição de comida.
Ricardo também assinou uma carta de comprometimento com a Marcha das Margaridas, movimento de mulheres trabalhadoras rurais. O documento, entregue por Maria Anunciada Flor, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Queimadas, propõe um Brasil sem violência, mais direitos no campo e respeito à soberania do país.
Encontro de muito diálogo, estiveram presentes as lideranças Liberalino Ferreira, o Caboclinho, presidente da FETAG, Marleide Fernandes, secretária de mulheres da FETAG e Sandra Bonetti, secretária do meio ambiente da CONTAG.
Ainda na quinta-feira, Ricardo esteve presente em uma reunião com moradores e lideranças no Bairro do Cristo, que contou com a presença do agente de saúde e líder comunitário, Humberto Benício; o ex-conselheiro do orçamento democrático, Francisco da Silva; a líder política de Boa Esperança, Lígia Maria, e a líder do Vale das Palmeiras 2, Maria de Fátima.