Os eleitores paraibanos que não residem em seu domicílio eleitoral e irão votar no segundo turno poderão se dirigir aos terminais de ônibus, a partir da próxima quarta-feira (26), para realizar a retirada das passagens intermunicipais e garantir a gratuidade de transporte no pleito de domingo (30), para o Governo do Estado e Presidência da República.
“A partir de quarta-feira os eleitores já podem procurar nos guichês dos terminais rodoviários de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Cajazeiras, ou então nas agências de passagens das empresas, e as empresas irão emitir esse bilhete de passagem”, disse o superintende do Departamento de Estadas e Rodagens (DER), diretor Carlos Pereira nesta segunda-feira (24) em coletiva.
Segundo Carlos Pereira, os eleitores que votarão na Região Metropolitana de João Pessoa terão gratuidade apenas no domingo (30), das 7h às 19h. Já nas demais cidades a gratuidade inicia no sábado (29) e termina às 7h da segunda-feira (31), com exceção de Cajazeiras, cujo primeiro ônibus sai às 7h15.
Para ter direito à gratuidade, o passageiro precisará apresentar os documentos comprobatórios no guichê de compra, que são o título de eleitor, e-título ou, alternativamente, de qualquer meio idôneo, físico ou eletrônico, que comprove a identidade e o local de votação do domicílio eleitoral de destino.
Já para garantir a viagem de volta, o eleitor deve apresentar comprovante de votação e a prévia utilização da gratuidade para o trecho de ida (esse comprovante será dispensado caso seja feita a emissão concomitante dos bilhetes de ida e volta, dentro dos horários e data estabelecidos).
“Todos os eleitores aptos a votar terão gratuidade no transporte, apenas com a ressalva que a Região Metropolitana será somente no domingo”, assegurou Carlos Pereira.
O superintendente explicou que ainda nesta segunda-feira (24) o Conselho Executivo do DER se reunirá de modo extraordinário para elaborar a resolução que será publicada nesta terça-feira (25) no Diário Oficial do Estado (DOE).