A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, neste sábado (4), o Dia D de multivacinação, para atualizar o esquema vacinal de rotina, e contra a covid-19, com a oferta da vacina bivalente que começou a ser aplicada no último dia 14. Foram distribuídas mais de 292 mil doses da vacina bivalente contra a covid-19, o que corresponde a 100% da população da faixa etária a partir de 70 anos, além da população indígena.
De acordo com o cenário epidemiológico da covid-19 no estado, no mês de fevereiro de 2023, não houve nenhuma internação, todos os leitos estão livres e foi registrado um óbito. “A vacinação, até este momento, tem proporcionado um cenário tranquilo na Paraíba e para que seja mantido é preciso que a população busque os mais de mil postos de vacina espalhados por todo estado e completem seus esquemas vacinais, inclusive com a bivalente – contra a covid-19 – para o público contemplado na primeira fase”, alertou o secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra.
Para poder receber a vacina bivalente, que começou a ser ofertada no último dia 14 de fevereiro, é necessário ter completado o esquema primário de 1ª e 2ª dose da vacina contra covid-19, ou ter tomado imunizante de dose única. Quem fez o complemento com as doses de reforço também pode tomar, desde que a última dose tenha sido recebida há quatro meses ou mais.
A vacinação contra covid-19 com a bivalente terá ainda mais quatro fases. A 2ª fase que contempla idosos com idade acima de 60 anos, está prevista para começar no dia 6 de março; a 3ª fase que inclui gestantes e puérperas, será no dia 20 de março; a 4ª fase que compreende trabalhadores da Saúde e a 5ª e última fase que integra portadores de deficiência permanente, população privada de liberdade (a partir de 18 anos), adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos) e funcionários do sistema de privação de liberdade iniciará no dia 17 de abril.