A Prefeitura de João Pessoa oferta, neste sábado (29), as vacinas contra Influenza e Covid-19, como forma de ação preventiva para a população. Por causa disso, deixará disponível o ponto fixo localizado no Mangabeira Shopping, para atender todos os públicos, no período das 8h às 16h. Da Influenza, a imunização é destinada apenas aos grupos prioritários. Para administração da Pfizer Bivalente, a vacinação foi ampliada para pessoas acima de 18 anos de idade.
“Neste sábado, os profissionais de saúde também estarão atualizando o cartão de vacinas dos usuários, com a oferta dos 29 tipos de imunizantes e disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde para crianças, adolescentes, adultos e idosos. É importante que quem ainda não pode ir a um dos serviços de saúde para tomar a vacina, compareça ao local para garantir a proteção”, orientou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização de João Pessoa.
O Centro Municipal de Imunização, localizado no bairro da Torre, fica aberto durante todos os finais de semanas, no período das 8h às 12h, exclusivamente para vacinação antirrábica humana e a vacina dT (difteria e tétano) para pessoas que tiveram alguma exposição para as doenças, com alguns tipos de acidentes, com perfurocortantes e no caso da antirrábica para pessoas que foram mordidas por cães e gatos não vacinados ou, ainda, por morcegos.
“Os serviços funcionam todos os dias para garantir essa assistência que deve ser imediata. Os imunizantes devem ser administrados o mais rápido possível, para proteger o paciente do tétano e da raiva. Por isso, a rede municipal tem que manter a antitetânica e a antirrábica permanentemente disponíveis à população”, completou o coordenador.
Covid-19 – Estão sendo ofertadas as vacinas contra a Covid-19 para o público a partir dos seis meses de idade. O imunizante da Pfizer Bivalente foi ampliado e é ofertado para toda população acima dos 18 anos de idade.
Para tomar o imunizante da Pfizer Bivalente, é necessário que o usuário elencado tenha recebido ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes: a partir de 4 meses da última dose de reforço monovalente ou última dose do esquema primário.
Influenza – A vacinação segue sendo ofertada apenas para pessoas que fazem parte do grupo prioritário e tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza, na população-alvo para a vacinação.
Fazem parte do grupo prioritário para Influenza: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com idade superior a 60 anos; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Documentação – Para receber a vacina contra Covid-19 é necessário apresentar um documento oficial e cartão de vacina que comprovem outras doses dos imunizantes que previnem contra Covid-19 e Cartão do SUS.
Já para receber a vacina contra Influenza, todos que fazem parte do grupo prioritário precisam apresentar documentos comprobatórios de cada condição específica: declaração ou receita médica. Já os trabalhadores de saúde precisam apresentar cópia de documento que comprove vínculo ativo como trabalhador de saúde, que também deve ficar retida no local. São eles: carteira do conselho profissional ou contracheque. No caso de estudantes que estagiam em serviço de saúde, devem apresentar declaração da instituição de ensino e do serviço onde atuam.
Saiba quais vacinas disponíveis no SUS:
– Vacinas para crianças
BCG: contra tuberculose
Hepatite B
Penta/DTP: combate difteria, tétano, coqueluche, meningite e poliomielite
VIP/VOP: vacinas contra a poliomielite (paralisia infantil)
Pneumocócia 10V (conjugada): previne doenças como pneumonia e meningite, causadas por dez sorotipos da bactéria pneumococos
Rotavírus Humano: previne o rotavírus, que provoca sintomas como diarreia, vômitos, febre e problemas respiratórios
Meningocócica C: contra a meningite
Febre Amarela: disponível em áreas em que a vacina é recomendada pelo Ministério da Saúde
Hepatite A
Tríplice viral: combate sarampo, caxumba e rubéola
Tetra viral: corresponde à segunda dose da tríplice viral e à dose da vacina varicela
Varicela: corresponde à segunda dose da vacina varicela
HPV
Covid-19 (a partir dos seis meses de idade)
Vacinas para adolescentes
Hepatite B
Meningocócica C: contra meningite
Febre Amarela
Tríplice viral: combate sarampo, caxumba e rubéola
HPV
Dupla adulto: combate difteria e tétano (reforço a cada dez anos)
Covid-19
Vacinas para adultos e idosos
Hepatite B
Febre Amarela
Dupla adulto: combate difteria e tétano (reforço a cada dez anos)
Covid-19
Covid-19 Bivalente (pessoas acima de 18 anos)
Influenza (apenas para grupos prioritários)
Locais para vacinação em João Pessoa neste sábado (29):
– Mangabeira Shopping
Adultos e crianças – Acesso para pedestres
Apenas adolescentes e adultos – Acesso pelo drive-thru
Imunizantes: Todos os imunizantes de cartão de vacina (calendário de rotina) e campanhas ativas, contra Influenza e Covid-19 para todos os públicos elegíveis a vacinação, a partir dos seis meses de idade. O imunizante da Pfizer Bivalente pode ser administrado para pessoas acima de 18 anos; Já a vacina que protege contra Influenza segue destinada apenas para pessoas que fazem parte do grupo prioritário.
Horário: 8h às 16h
– Centro de Imunização – sábado (29) e domingo (30):
Exclusivamente para vacinação antirrábica humana e a vacina dT (difteria e tétano) de urgência
Pessoas que tiveram alguma exposição para as doenças, com alguns tipos de acidentes, com perfurocortantes e no caso da antirrábica para pessoas que foram mordidas por cães e gatos não vacinados ou, ainda, por morcegos
Horário: 8h às 12h.