O governador João Azevêdo entregou, nesta quarta-feira (14), a 6ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar, no município de Itabaiana, que recebeu investimentos superiores a R$ 800 mil, oriundos do tesouro estadual. A Companhia vai realizar atendimento nas diversas modalidades dos bombeiros, além de trabalhos preventivos, beneficiando mais de 140 mil pessoas da região.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual foi homenageado pelo fortalecimento do Corpo de Bombeiros no Estado e pelo seu aniversário. A solenidade foi prestigiada pela primeira-dama Ana Maria Lins, familiares, deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região, além de auxiliares do Governo da Paraíba.
Em seu pronunciamento, o governador João Azevêdo ressaltou que a nova Companhia irá agilizar o atendimento do Corpo de Bombeiros na região. “Hoje é um dia de comemorar e celebrar mais uma ação da segurança púbica porque todo o Vale do Mamanguape poderá utilizar os serviços. A expansão de unidades como essa oferece segurança direta porque o trabalho da Corporação é muito importante e, a partir de agora, essa região terá uma assistência muito mais rápida numa necessidade. Além disso, o Corpo de Bombeiros está totalmente integrado ao sistema de segurança pública”, frisou.
O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, afirmou que a Companhia do Corpo de Bombeiros em Itabaiana reforça a política de descentralização de ações na área. “Itabaiana é uma cidade polo e essa Companhia vai cuidar de uma área muito grande, o que é muito importante para a população. O governador tem intensificado os investimentos, tanto que na semana passada inauguramos o Batalhão Motorizado e teremos novas inaugurações por parte das Polícias Civil e Militar, a exemplo do Instituto de Polícia Científica de Cajazeiras; enfim é uma série de obras e equipamentos que está sendo entregue para prestar um melhor serviço aos paraibanos”, disse.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo Araújo, comemorou o crescimento da Corporação e detalhou os serviços que estarão à disposição de Itabaiana. “Além do combate a incêndio e resgate, aqui vai funcionar a parte de vistoria do Corpo de Bombeiros. Nós também vamos desenvolver projetos junto à comunidade, a exemplo do Bombeiro Mirim e o Bombeiro na Escola, pois estamos melhorando a nossa busca pela excelência dos serviços que prestamos à sociedade”, falou.
O comandante da 6ª Companhia Independente dos Bombeiros, major Diego Martins, falou da expectativa para o início dos trabalhos. “O nosso efetivo já está em condições para atender as ocorrências de busca, salvamento e combate a incêndio e para colaborar com Itabaiana e cidades circunvizinhas. Nós já contamos com viaturas e 20 homens e mulheres que darão respostas e atenderão à população”, afirmou.
O prefeito de Itabaiana, Lúcio Flávio, agradeceu a parceria com o Governo do Estado para instalação da Companhia do Corpo de Bombeiros no município. “Itabaiana e região agradecem pelo presente que garantirá maior segurança e atenderá uma demanda antiga da população. Essa obra nos dá uma satisfação imensa e vai ficar na minha memória”, declarou.
A aposentada Vera Lúcia do Nascimento agradeceu ao Governo do Estado pelo investimento em Itabaiana. “Foi uma benção para nós. Estou muito satisfeita, o prédio ficou muito bonito e só temos que comemorar”, relatou.
A dona de casa, Iolanda Moura, também parabenizou a ação do Governo. “A chegada do Corpo de Bombeiros está aprovada e, além disso, a localização da Companhia é muito boa para o nosso bairro”, avaliou.
A Companhia possui alojamentos masculino e feminino, banheiros, pátio coberto, refeitório, cozinha, estacionamento de veículos leves e pesados e reservatórios elevado e inferior.
O Corpo de Bombeiros possui Companhias em Pombal, Catolé do Rocha, Princesa Isabel, Sapé, Mamanguape, Cabedelo e Itabaiana. Já os Batalhões estão instalados em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras. E os três Comandos Regionais estão sediados em João Pessoa, Campina Grande e Patos.