O Superitendente da Semob-JP, expedito Leite Filho, afirmou na tarde desta sexta-feira (19) que vai reunir todos os orgãos envolvidos com o trânsito na Capital no sentido discutir a viabilidade do uso da faixa exclusiva de ônibus por motoqueiros. A informação foi dada, em primeira mão, durante entrevista ao Programa Rede Verdade do Sistema Arapuan de Comunicação. De acordo com o superitente, uma das grandes vantagens, será a redução no número de acidentes.
O assunto veio à tona depois que a Câmara de João Pessoa aprovou, na última terça-feira (16), o Projeto de Indicação 17/23 de autoria do vereador Marcos Bandeira (PMB) que propõe a liberação das faixas exclusivas de ônibus para o tráfego de motocicletas. Em sua justificativa, o parlamentar destacou que a medida tem como propósito melhorar o trânsito da capital.
Mais faixas preferenciais – Ainda durante a entrevista, Expedito leite disse que a Semob vem investindo na expansão das ciclovias e ciclofaixas na cidade, o que implica melhoria na qualidade de vida da população e nas condições de mobilidade urbana, tendo em vista que a bicicleta é um meio de transporte não poluente, proporciona a prática de exercícios físicos e ocupa menos espaço na vias, reduzindo congestionamentos.
” Além da nova faixa preferencial, há dois meses foi implantada uma ciclofaixa exclusiva destinada ao treinamento de atletas que praticam o ciclismo esportivo na Capital, das 5h às 8h, na PB-008, entre a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes e o Posto Federal. Uma outra faixa preferencial para bicicletas será implantada na Avenida Governador Antônio da Silva Mariz”, finalizou.