Após a crise exposta em todo o mundo, com pronunciamentos de autoridades da Alemanha, Noruega, França, e outros do continente europeu sobre a devastação da Floresta Amazônia com o aumento dos casos de incêndios, estimulados pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), manifestantes no Estado da Paraíba devem ir às ruas para protestar por medidas urgentes do atual governo.
Os atos devem acontecer em João Pessoa e Campina Grande. Na Capital, manifestantes vão a Orla da Praia de Cabo Branco no sábado (24). Já na Rainha da Borborema, o protesto acontecerá no domingo (25), às 10h, na Praça da Bandeira.
Também devem acontecer manifestações em cidades europeias como Londres, Paris, Madri, Lisboa e Dublin durante todo o final de semana.
Desde o início de 2018, o Inpe, responsável por monitorar os focos de queimadas no país, detectou mais de 72 mil pontos, especialmente em Mato Grosso, Pará, Rondônia e Amazonas. O número representa aumento de 83% em relação ao mesmo período em 2018.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Gueterres, reforçou o apelo por mobilização internacional. ”Não podemos permitir mais danos a uma fonte importante de oxigênio e biodiversidade”, declarou Guterres.