O Centro Histórico de João Pessoa ficou lotado na tarde de sábado (14) por centenas de pessoas que queriam ver o eclipse anular do sol na capital paraibana, um dos principais pontos de observação do país.
Os observadores se concentraram no Hotel Globo, na escadaria da Catedral de Nossa Senhora das Neves e na Casa da Pólvora.
O eclipse anular do sol Começou por volta das 15h30 deste sábado (14). o fenômeno só deve se repetir em 2045. Na Paraíba, o fenômeno foi observado de vários lugares.
No Brasil, o eclipse anular ocorreu em cidades localizadas no Norte e Nordeste: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Rio Grande do Norte e Pernambuco. No restante do país, o fenômeno foi parcial.
Durante cinco minutos, sol, lua e Terra ficaram alinhados. Ao olhar para o céu, o disco solar ficou quase todo coberto e escuro, apenas com uma borda fina luminosa à vista, lembrando um anel.
O eclipse teve início por volta das 15h30. O fenômeno foi transmitido pelo canal do Space Today, no Youtube. A primeira imagem abaixo foi capturada às 16h.
Às 16h38 o eclipse estava quase completo em João Pessoa, chegando ao seu ápice às 16h44, quando se formou o “anel de fogo”. Veja imagem abaixo.
O fenômeno também pode ser visualizado em outras cidades como Bananeiras e Araruna, no interior da Paraíba.