Alberto Pessoa -Jornalista –
Uma obra que já começa marcada para o sucesso. “No Tempo do Canganço”, do Escritor paraibano Tião Lucena, editado pela Scortecci Editora-SP estreia sua série de lançamento em Brasília no mês de dezembro. Em seguida a obra fará parte do stand da Scortecci na 27ª Feira do Livro de São Paulo.
O livro com 120 páginas teve a coordenação do escritor maranhense Alberto Pessoa, com a colaboração do historiador, advogado Edson Carvalho Vidigal Filho e prefaciado pelo advogado, professor de Filosofia Jesus Pearce.
No Tempo do Canganço, é um livro necessário e nobre. Na obra, o leitor será convidado a acompanhar a força e a trajetória de Lampião e os seus. Guerreiros, valentes, determinados.
O autor se deu por completo na pesquisa e narração dos fatos. Destrinchou a história como quem vivenciou o Tempo do Cangaço pelos áridos caminhos do sertão ao lado de Virgulino Lampião e de seu “exército”.
Na obra, Tião mostra por A mais B, que os cangaceiros, tinham por meio a violência e por fim a defesa da justiça, em um mundo cruel e sem limites.
A guerra urbana que hoje assola o nosso país nem se compara às batalhas vividas “No Tempo do Cangaço.
A era de Virgulino Lampião passou, porém a história e a lenda continuam vivas a cada dia no coração e na memória do povo deste país.
A saga revivida nesta obra do paraibano Tião Lucena com tamanha precisão e revelações inéditas certamente se somará ao acervo gigante produzido no tempo do canganço.
O leitor fará uma viagem fascinantes no espaço e na história, conhecendo numa só obra todos os personagens, protagonistas, vilões e heróis desse período marcante da História do Brasil.
O autor cita oportunamente o cotidiano, os costumes, a ideologia dos cangaceiros, que mesmo após a morte de Virgulino deram continuidade ao Cangaço no nordeste e até os dias de hoje ainda há remanescente do Tempo do Cangaço, para que a história continue viva. Lampião foi morto em 1938.