Recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento serão destinados a obras de mobilidade urbana e revitalização do Rio Jaguaribe na capital paraibana.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou ao Senado Federal, ontem (13), uma proposta de autorização para que a Prefeitura de João Pessoa contrate um empréstimo de € 44,3 milhões (cerca de R$ 260 milhões) junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O montante será destinado ao financiamento do Programa de Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Urbano, Integrado e Sustentável, conhecido como João Pessoa Sustentável.
O projeto tem como objetivos principais a redução das desigualdades sociais, a modernização do planejamento urbano, a melhoria na prestação de serviços públicos e a reestruturação da gestão pública e fiscal da capital paraibana. Um dos focos do programa é a revitalização do Complexo Beira Rio, que inclui várias comunidades de João Pessoa, como São Rafael, Santa Clara e Vila Tambauzinho.
A operação de crédito, que contará com a garantia do Governo Federal, está alinhada com uma estratégia maior de parcerias internacionais voltadas ao desenvolvimento sustentável. Além da AFD, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) também está envolvido em iniciativas similares, reforçando a colaboração entre o Brasil e instituições financeiras internacionais.
A proposta enviada ao Senado deve ser votada ainda esta semana, e, se aprovada, permitirá que a Prefeitura de João Pessoa avance com os projetos de infraestrutura que visam transformar a mobilidade urbana e revitalizar áreas importantes da cidade.