1 – Lendo “Navegação de Cabotagem” do mestre Jorge Amado descobri que Subilatório é “a palavra mais pedante, mais fidalga, mais excêntrica, mais singular, popular e erudita, mágica para tudo dizer, longa de escrever, difícil de pronunciar, palavra mais que baiana, soteropolitana, significa ânus ou seja cu.”
2 – E Jorge Amado, que não é de deixar nada no meio do caminho, completa:
“Deve-se usar de preferência, como ensina mestre Edison Carneiro em seu vocabulário do falar baiano, para designar o fiofó de mulher loira, negra, morena, mulata, cabo-verde desde que seja bela e tenha o cu em flor.”
3 – Em resumo: subilatório é a versão feminina de boga.
4 – Teve debate na sexta-feira em João Pessoa e Campina Grande entre os candidatos a prefeito. Um de lá e outro de cá, ambos repletos de lapadas, denúncias, lavagem de roupa suja. Se eu estava em dúvida, agora não estou mais.
5 – E hoje tem pesquisa do Datavox/PB Agora aqui em João Pessoa. Essas pesquisas em véspera de eleição me fazem lembrar daquela boca de urna do Ibope/TV Globo em 86 que dava empate técnico entre Burity e Marcondes Gadelha e quando abriram as urnas viu-se a lapada de 300 mil votos de maioria do primeiro sobre o segundo.
6 – O deputado Gustavo Gayea aprovava as emendas parlamentares e desviava uma parte para o bolso dele. Mas no ar fica a pergunta: É só Gustavo Gayea? Cadê os outros? Ou será que Gayea é o único diabo no meio de um monte de santinhos?
7 – O meu livro “Lembrar para não esquecer” já está pronto e comigo. Fi-lo porque qui-lo e às minhas expensas, não pedi ajuda, não recorri a fundações ou utilizei verbas públicas. Como eu disse, vou dar de presente aos familiares e a alguns amigos. Mas venderei para tirar a despesa a quem tiver a curiosidade de saber o que botei lá dentro.
8 – Não farei lançamento, tampouco botarei em livraria. Não gosto de festa de lançamento, já gostei, não gosto mais. A edição foi minúscula, apenas 100 exemplares, por isso não botarei em livraria. Aliás, a única livraria que aceita livro de autores da terra é a do Luiz. A Leitura é cheia de protocolos, dá mais valor aos estrangeiros.
9 – O livro tem quase 250 páginas e vou vender a R$ 100 o exemplar. E não me venham dizer que está caro. Eu vi nas prateleiras do supermercado uma garrafa de cana por R$ 150.
10 – Um conselheiro tutelar afastado pela justiça por usar o cargo para beneficiar seu candidato a vereador foi autorizado a voltar às suas funções pela mesma justiça. Esse cidadão vai cuidar de crianças, será que reúne condições?
11 – E agora lá se vão meus abraços sabadais para Sérgio Fonseca, Fred Menezes, Eduardo Mayer, Geordie Filho, Edson Vidigal Filho, Gilberto Carneiro, Ricardo Coutinho, Diego Lima, Herbert Fitipaldi, Mário Gomes Filho, Adriano Galdino, Otacílio Trajano, Ricardo Lucena, Marcos Pires, Abraão Beltrão, Cícero Lima,Francisco Ferreira, Harrison Targino, Zeca Ricardo Porto, Márcio Murilo da Cunha Ramos, Aldo Lopes de Araújo, Tadeu Mendes Florêncio, Bibiu e Miguezim Lucena, Maisa Fonseca, Maurilio Batista, Eduardo Carlos e Aluizio Bezerra.
12 – Seu Titiva, vereador em Pilões, quando na mesa de bar dominava o ambiente versejando de improviso. De certa feita, Ramalho Leite visitava Pilões como deputado estadual e, no clube local, reunia vários amigos em torno de uma mesa, todos ouvindo os versos do poeta sem viola. Seu Titiva estava no meio de uma sextilha quando chega o prefeito de Belém, Lula Firmino. Ramalho avisa. E Seu Titiva emenda:
– … e o prefeito de Belém, nunca pagou a ninguém, como hoje quer pagar?…
Seu Titiva conseguiu a rima, mas teve que se derramar em desculpas ao prefeito pelo verso infeliz.