Deverá ser divulgada no final da tarde desta sexta-feira (28) os exames do italiano de 59 anos que é o primeiro caso de suspeita de Covid-19, doença causada pelo coronavírus, na Paraíba.
O homem, que esteve na Itália entre os dias 14 e 23 de fevereiro, está internado no Complexo de Doenças Infecto Contagiosas Clementino Fraga, em Jaguaribe, desde a última terça-feira.
De acordo com o boletim médico divulgado pelo governo, foram realizados exames de controle e o paciente está evoluindo com estabilidade clínica nas últimas 24 horas.
Ainda segundo o documento, o paciente está consciente, orientado, eupneico, afebril e mantendo tratamento com medicamentos antivirais e antibióticos.
Como é feito o diagnóstico do coronavírus?
O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). É necessária a coleta de duas amostras na suspeita do coronavírus.
As duas amostras serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
Uma das amostras será enviada ao Centro Nacional de Influenza (NIC) e outra amostra será enviada para análise de metagenômica.
Para confirmar a doença é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o RNA viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.
Orienta-se a coleta de aspirado de nasofaringe (ANF) ou swabs combinado (nasal/oral) ou também amostra de secreção respiratória inferior (escarro ou lavado traqueal ou lavado bronca alveolar).
Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.