Após anúncio de um novo decreto feito pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, realizado no último sábado (9), que estabelece novas medidas restritivas com objetivo de aprimorar, fortalecer e tornar mais eficientes as ações de combate ao novo coronavírus, o acesso às praças públicas será interrompido para qualquer atividade, seja comercial, recreativa ou para a prática de exercícios físicos a partir desta segunda-feira (11). O mesmo vale para qualquer reunião de caráter cultural ou esportiva em espaços públicos, que estarão sujeitas à fiscalização municipal. Feiras livres, incluindo aquelas situadas no entorno de mercados, e bancas de alimento nas ruas estão suspensas.
Na manhã de ontem (10), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) visitou quatro feiras livres da Capital visando orientar os feirantes sobre o novo decreto que suspende as atividades. Oitizeiro, Grotão, Valentina e Mangabeira estão entre os locais com acesso fechado.
Uso de máscaras
Outra medida estabelecida foi de que os serviços essenciais, como supermercados, farmácias, postos de combustíveis e outros em funcionamento, só deverão permitir a entrada de clientes em suas dependências utilizando máscaras. Desde o último domingo (03), os estabelecimentos também são obrigados a oferecer o equipamento de proteção aos seus funcionários.
Delivery
O serviço de delivery da capital também sofreu mudanças, onde os estabelecimentos comerciais devem disponibilizarem itens de proteção, álcool 70% e luvas para os entregadores.
As entregas deverão ser feitas na portaria de edifícios, sem haver a necessidade de ingressar nas residências ou na entrada do endereço final, evitando o uso de elevadores e escadas, com exceção de condomínios horizontais ou loteamento fechados. Serviços desempenhados por profissionais liberais como arquitetos, advogados, contadores, publicitários e corretores de seguro e de imóveis deverão adotar o regime de home-office.