No ‘Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, lembrado nesta segunda-feira (18), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai realizar uma live, a partir do meio-dia, para sensibilizar a população a respeito dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes. A transmissão acontecerá no instagram (@camaramunicipaljp) e na Rádio Câmara FM 88,7, com apresentação da jornalista Edileide Vilaça. Ela vai receber a presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados da Paraíba (OAB-PB), Michelle Ferrari.
Elas vão conversar sobre a campanha permanente ‘Faça Bonito’, alusiva ao 18 de Maio, que está completando 20 anos em 2020. A proposta é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
“Convoco todo mundo a se mobilizar diante desta luta. Vamos dialogar sobre o aumento dos riscos de abuso, negligência, exploração e violência na Paraíba, em meio à intensificação das medidas de contenção face ao novo Coronavírus (Covid-19)”, convidou a todos para acompanhar e interagir com a live, Michelle Ferrari.
18 de Maio
O ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’ foi instituído pela Lei Federal 9.970/00, sendo uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do país.
Esse dia foi escolhido porque, em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou o Brasil e ficou conhecido como o ‘Caso Araceli’. Araceli era uma menina de oito anos de idade que teve todos os seus direitos humanos violados. Ela foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta da capital do Espírito Santo. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.