A presidente do PT de João Pessoa, Giucélia Figueiredo, informou que o partido busca em sua estratégia de campanha o incentivo, a motivação e o empoderamento de candidaturas femininas, por entender que as mulheres precisam ocupar cada vez mais espaços de poder e de decisão política, e que a ampliação da representatividade feminina é uma das principais ferramentas para o fortalecimento de uma democracia participativa. “Precisamos de mais mulheres no parlamento”, enfatiza Giucélia Figueiredo.
A dirigente municipal explicou que o PT nacional construiu uma ferramenta para o empoderamento político das mulheres: o projeto “Elas por Elas”. Coordenado na Paraíba por Danúbia Kelly, Cely Andrade e Zezé Béchade, o projeto capacita, mobiliza e instrumentaliza a participação feminina nos espaços políticos. “É uma importante iniciativa para ampliarmos a participação feminina na Câmara Municipal de João Pessoa, elegendo mulheres compromissadas com a criação de políticas públicas para mulheres, com a ampliação das redes de acolhimento para mulheres vítimas de violência, com o enfrentamento da violência doméstica, com a inclusão e a justiça social”, disse a presidenta.
Ela acrescentou que a chapa proporcional dialoga com essa estratégia política, pautando os problemas que afetam diretamente o cotidiano da população, sem perder de vista o recorte de gênero. “Hoje, temos uma Câmara Municipal com perfil bastante conservador, salvo raríssimas exceções, a exemplo da vereadora Sandra Marrocos e do vereador Marcos Henrique, a maioria não dialoga com as pautas e as demandas das mulheres, dos direitos humanos e das minorias”.