Água em abundância. O açude de São Gonçalo no Sertão paraibano sangrou e os agricultores e ribeirinhos das Várzeas de Sousa, tiveram suas plantações e residências inundadas pelas águas. O reservatório transbordou após a abertura das comportas do açude de Engenheiro Ávidos (Boqueirão) por causa de uma obra do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs).
O açude de Engenheiro Ávidos está passando por uma obra do Dnocs e, por isso, as comportas do reservatório foram abertas. A água vai para o Rio do Peixe e parte dela cai no açude de São Gonçalo que, por ter capacidade máxima menor, acabou transbordando e atingindo a comunidade.
O açude São Gonçalo, localizado em Sousa, no Sertão paraibano, está com volume de água acima da capacidade. De acordo com a Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa), o açude está com 41.111.216 m³ de água – o equivalente a 101,30% da capacidade do reservatório.
Um dos mais importantes mananciais da região, o São Gonçalo faz parte do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco – através do Rio Piranhas, as águas seguem até o estado do Rio Grande do Norte.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o açude “sangrando”, em virtude das chuvas dos últimos dias e da chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco ao açude Engenheiro Ávidos, que também contribuíram para o aumento de volume do reservatório.
O número de reservatórios sagrando na Paraíba neste ano de 2024 continua subindo, conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas. Segundo a AESA, 30 reservatórios já atingiram a capacidade máxima e transbordaram.
A maioria dos mananciais transbordando está localizada nas regiões do Sertão e Brejo paraibano.
Entre os maiores açudes, já estão sangrando as barragens de São Gonçalo, em Sousa (capacidade para 40 milhões de metros cúbicos), e Araçagi (capacidade para 63 milhões de metros cúbicos, no Brejo.
Já o açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, amanheceu esta sexta-feira com 288.064.255 milhões de metros cúbicos de água acumulada, o que corresponde a 61,75% de sua capacidade total de armazenamento que é de 466.525.964 m3.