O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino, promove uma reparação histórica na próxima segunda-feira, 18 de novembro. A entrega simbólica do título de Cidadão Paraibano ao arcebispo emérito da Paraíba Dom José Maria Pires. A honraria foi concedida há 52 anos, mas por questões políticas ainda não tinha sido entregue.
A sessão especial, proposta pelo presidente da ALPB, também será alusiva ao III Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco. O evento acontecerá no plenário “Deputado José Mariz”, a partir das 14h30. A entrega do título de cidadão paraibano será feita ao arcebispo metropolitano Dom Delson, representante maior da Arquidiocese da Paraíba.
Dom José Maria Pires atuou na defesa dos direitos humanos durante o período da Ditadura Militar, interveio em conflitos de terra e lutou contra a discriminação e o racismo. Além disso, ele foi o primeiro bispo negro do país.
Para o presidente da ALPB, a importância de Dom José vai muito além da atuação dele como líder católico. “Dom José tinha a sua opção pelos pobres, era humilde e defendia a democracia, as liberdades individuais. Dom José foi um exemplo de ontem, de hoje e de amanhã”.