Neste domingo (2), é o Dia do Hospital. A data foi instituída pelo Decreto nº 50.871/1961 e é celebrada em homenagem ao dia de fundação do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Santos-SP, no ano de 1945, considerado um dos maiores do Brasil. Em João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde dispõe de cinco unidades hospitalares, prestando vários níveis específicos de assistência à população em cada uma delas.
Os hospitais administrados pela Prefeitura de João Pessoa são: Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM); Hospital Municipal do Valentina Figueiredo (HMV), Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI); Prontovida e Instituto Cândida Vargas (ICV).
Complexo Hospitalar de Mangabeira – É um hospital de portas abertas, atendendo a casos gerais de urgência e emergência no município de João Pessoa. A unidade é referência em cirurgia de urgência e emergência de áreas abaixo do cotovelo e abaixo do joelho, conforme pactuação firmada com o Ministério da Saúde. Além disso, o Complexo também realiza pequenas cirurgias sem internamento, consultas, exames laboratoriais e por imagem, atende urgências psiquiátricas por meio do Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm), que funciona 24 horas e disponibiliza o Centro Municipal de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor).
Hospital do Valentina – O Hospital Municipal do Valentina (HMV) é uma unidade de portas abertas, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados, destinada a receber casos de urgências e emergências infantis, de baixa e média complexidade. O HMV também trabalha com internações clínicas infantis, envolvendo pacientes em surtos psiquiátricos, pacientes com síndrome de abstinência ao uso de drogas, assistência em UTI de média e alta complexidade e crianças vítimas de abuso sexual. O hospital possui ainda atendimentos ambulatoriais regulados de cirurgia pediátrica, otorrinolaringologia, dermatologia, anestesiologia e endocrinologia, todos vinculados ao SUS.
Os serviços assistenciais do Hospital Municipal do Valentina devem garantir que a sua proposta de ser porta de entrada da Rede de Atenção às Urgências e Emergências seja cumprida. Assim, seu perfil assistencial, atualmente, absorve as demandas da população paraibana residente da 1ª macrorregião, com capacidade instalada para evidenciar rapidez na estabilização, precisão no diagnóstico e alto giro de leitos com práticas humanizadas.
Cândida Vargas – O Instituto Cândida Vargas (ICV) é um serviço especializado na atenção obstétrica e neonatal, que, integrado a Rede Cegonha, vem construindo um novo modelo de atenção ao parto e nascimento, baseados na humanização do cuidado e na atenção integral à saúde da mulher e do recém-nascido.
Cabe salientar ainda que o ICV é uma importante referência da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), promovida pelo Fundo das Nações Unidas para Infância – Unicef, Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde, que tem como principal objetivo promover, proteger e apoiar o Aleitamento Materno.
Na Atenção Materno Infantil as especialidades oferecidas pelo ICV passam pelo atendimento ambulatorial, com consultas especializadas em pediatria, ginecologia, obstetrícia (somente para o pré-natal de gestantes de alto risco), além de planejamento familiar. A especialidade de ginecologia atende sob demanda repassada pelo sistema de regulação e o teste do pezinho é realizado sob demanda espontânea.
Na Atenção Hospitalar, o ICV possui serviço especializado de média e alta complexidade em atenção obstetrícia e neonatal e rede de urgência e emergência. O atendimento de urgência e emergência é direcionado às áreas obstétrica e ginecológica, sendo um serviço de referência para adolescentes e mulheres em situação de violência sexual.
Santa Isabel – Com o maior número de especialidades médicas ofertadas, pelo atendimento diferenciado em relação a consultas de alta complexidade e pela gama de cirurgias disponibilizadas, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) vem contribuindo para a população no seu perfil de cirurgias e também no seu perfil de atendimentos clínicos em UTIs. No total são 26 especialidades médicas, garantindo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) assistência ampliada, especializada e de qualidade, o que, segundo a diretora-geral do Santa Isabel, a médica Adriana Lobão, tornam a unidade o maior equipamento hospitalar administrado pela Prefeitura de João Pessoa.
“O Hospital Santa Isabel tem serviços importantes de cirurgias bariátricas, urológicas, proctológicas, entre outras, e é um campo de estágio para múltiplas especialidades médicas e não médicas. Cirurgias complexas são realizadas no Hospital Santa Isabel, assim como exames complexos. O parque tecnológico de imagens do Santa Isabel é muito importante, faz desde procedimentos endoscópicos, de colonoscopia, endoscopia, broncoscopia e CPRE, até tomografia e exames diversos de ultrassom”, destaca Adriana Lobão.
O Santa Isabel, inclusive, tem ampliado os seus serviços, investindo em procedimentos inovadores e pioneiros na gama de especialidades ofertadas aos pacientes, ampliando o atendimento e os cuidados com a saúde da população, garantindo tratamento mais eficaz, humanizado e de qualidade.
Entre os serviços disponibilizados à população, a unidade possui assistência cardiovascular, cirurgia bariátrica que conta com SPA cirúrgico, Histeroscopia Cirúrgica, Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), exames por imagens com equipamentos de última geração e um tomógrafo de altíssima precisão.
Prontovida – O Hospital Municipal Prontovida é uma unidade de retaguarda, que atende pacientes com patologias cardiológicas e oncológicas. O hospital é considerado como uma unidade de portas fechadas, ou seja, todos os pacientes atendidos pelo serviço chegam lá por meio da regulação de acordo com o perfil do hospital.
No tocante ao atendimento, a estrutura física do Prontovida conta com 20 leitos de UTI e 70 leitos nas suas enfermarias.