Ideologias à parte, a maioria da bancada federal da Paraíba no Congresso Nacional votou favorável aos projetos apresentados pelo Governo Bolsonaro em 2019. É o que revela um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Na Câmara Federal, cinco dos deputados registram índices superiores a 90% de votações de acordo com o Palácio do Planalto.
Já no Senado, Daniella Ribeiro (Progressista) e José Maranhão (MDB) também aparecem com índices de ‘alinhamento’ superiores a 90%. O levantamento é fruto do cruzamento de dados da Câmara Federal e do Senado com informações e projetos apresentados pelo Governo – e está disponível no site parlametria.org/home.
Dos 12 deputados federais paraibanos, apenas Frei Anastácio (PT), Damião Feliciano (PDT) e Gervásio Maia (PSB) se posicionaram com índices contrários ao Governo inferiores a 50%. Eles são de partidos que fazem oposição ao presidente Jair Bolsonaro e, em muitas situações, ‘fecharam questão’ nas votações. Já o senador Veneziano Vital (PSB), que também integra uma legenda oposicionista no âmbito nacional, aparece com um índice de ‘alinhamento’ de 72%.
Confira o ranking:
Senado
Daniella Ribeiro (Progressista) – 97%
José Maranhão (MDB) – 95%
Veneziano Vital (PSB) – 72%
Câmara
Julian Lemos (PSL) – 99%
Efraim Filho (DEM) – 98%
Aguinaldo Ribeiro (Progressista) – 95%
Pedro Cunha Lima (PSDB) – 94%
Edna Henrique (PSDB) – 91%
Wilson Santiago (PTB) – 90%
Ruy Carneiro (PSDB) – 90%
Wellington Roberto (PL) – 86%
Hugo Motta (Republicanos) – 62%
Damião Feliciano (PDT) – 25%
Gervásio Maia (PSB) – 17%
Frei Anastácio (PT) – 15%)