Daniel Beltrammi, secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, alertou nesta sexta-feira (12) que o Estado precisa pausar o avanço da contaminação pelo novo Coronavírus. Em média, 70 pacientes estão precisando de internação diariamente.
Beltrammi destacou que a única forma de arrefecer a pandemia é evitar aglomerações, usar máscaras e higienizar as mãos, provocando a diminuição do contágio.
“Os próximos 15 dias serão decisivos. Se você usar máscara, conviver apenas com quem mora na mesma casa, com quem trabalha, você se protege, protege a Paraíba”, declarou.
O Estado passou dos mil leitos abertos para combater a Covid-19, revelou: “nós nunca estivemos em um momento com tanta necessidade de internar pessoas”.
A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 81%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 93%. Em Campina Grande estão ocupados 75% dos leitos de UTI adulto e no sertão 89% dos leitos de UTI para adultos.
De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 73 pacientes foram internados nas últimas 24h. No momento, 27 pacientes aguardam leitos de UTI, sendo 13 em UPAS (08 em João Pessoa) e os demais em hospitais. E 02 pacientes estão em fila de enfermaria em UPAs da capital.