O Parque Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa, estaria registrando roubo e mortes de animais, além de assaltos a visitantes e instalações do parque.
O problema veio à tona após denúncias nas redes sociais. A administração do parque, de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Capital, estaria tentando contratar uma empresa de vigilância privada para fazer a segurança do local.
Até o momento da publicação desta matéria, a Semam não havia se pronunciado sobre o reforço na segurança do parque
Araras foram roubadas
Foram furtadas duas araras vermelhas e um catete – espécie de porco do mato – foi morto.
De acordo com o secretário de Cuidado e Proteção Animal da Prefeitura de João Pessoa, Guga Pet, a Polícia Ambiental será acionada para identificar os autores do furto e o destino dos animais furtados.
Não é a primeira vez que o sumiço de animais ocorre no parque: em setembro de 2022, pelo menos 13 aves, entre araras, papagaios e maracanãs e outras espécies protegidas e ameaçadas de extinção, foram furtadas do local.
A comercialização, maus-tratos e retirada de animais silvestres de seu habitat é considerado crime ambiental, que pode render de 6 meses a 1 ano de prisão e pagamento de multa. Os responsáveis pelo furto dos animais também podem ser indiciados por furto qualificado, com pena prevista de 2 a 8 anos de prisão.
