O presidente Jair Bolsonaro já está em São José de Piranhas, onde inaugura o último trecho do canal do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco.
Em uma rápida fala a jornalistas, Bolsonaro disse que a inauguração representa a libertação do povo nordestino, que sofre com a crise hídrica.
Vários apoiadores estão na cidade acompanhando a visita de Bolsonaro, que foi recebido sob gritos de “mito”.
Sem máscaras, Bolsonaro chegou a São José de Piranhas de helicóptero, vindo de Juazeiro do Norte. De São José de Piranhas, após a solenidade, ele irá para Sertânia e depois, para Campina Grande, também de helicóptero. Da Rainha da Borborema, Bolsonaro decolará no avião presidencial de volta a Brasília.
O trecho inaugurado nesta quinta-feira tem oito quilômetros de extensão, entre os reservatórios Caiçara, em São José de Piranhas, e Avidos, em Cajazeiras (PB). O investimento federal na estrutura foi R$ 49,7 milhões.
A inauguração faz parte da Jornada das Águas – evento que partiu da nascente histórica do Rio São Francisco, no norte de Minas Gerais, e vai percorrer os nove estados do Nordeste com anúncios e entregas de obras de infraestrutura hídrica, preservação e recuperação de nascentes e cursos d’água, saneamento, irrigação, apoio ao setor produtivo e aos municípios, além de mudanças normativas que vão revolucionar a maneira como o brasileiro se relaciona com a água.