Apesar da campanha está nas ruas e as eleições serem municipais, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) mantém suas sessões ordinárias todas as quartas-feiras, iniciando sempre às 9h15. Não se tem o registro até agora de nenhum sessão declaratório.
No entanto, o quórum não vem sendo suficiente para que matérias, que estão na pauta, sejam apreciadas e aprovadas. A grande totalidade dos vereadores da Casa está concorrendo a reeleição no dia 15 de novembro. Apenas o vereador João dos Santos (PL) desistiu de disputar um novo mandato e colocou em seu lugar o filho, Hermano Santos.
Os parlamentares estão se dividindo entre as atividades do legislativo e a campanha política, que vai durar 45 dias, conforme a legislação eleitoral nº 9.504. Para o líder do governa na Casa, vereador Milanez Neto (PV), os parlamentares estão tendo a consciência, mesmo dividindo as tarefas, do compromisso e a responsabilidade de manter o Poder Legislativo Municipal funcionando normalmente.
O presidente da CMJP, vereador João Corujinha (DC), destaca que a a Casa vem desenvolvendo seu papel institucional e debatendo os temas necessários de interesse da cidade de João Pessoa, em ano eleitoral. Corujinha lembrou que a Câmara da Capital foi uma das únicas a retomar suas atividades presenciais, mesmo com a pandemia, no Nordeste e no país.
“As eleições deste ano são municipais mas os vereadores estão tendo a consciência de manter suas atividades no Legislativa. A Cidade não pode parar, precisamos continuar defendendo os interesses da população pessoense”, diz o líder da oposição, vereador Marcos Henriques (PT).