A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), por meio da Escola Legislativa, recebeu, nesta sexta-feira (13), uma turma do segundo período do curso de Direito do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Na ocasião, mais de 40 alunos puderam assistir a palestras ministradas por servidores da Casa sobre Processo Legislativo Orçamentário.
O presidente da Escola do Legislativo explicou que a iniciativa partiu da professora da instituição, Lucilene Solano, que solicitou a visita para os alunos da disciplina Introdução ao Direito II. Ele enfatizou que a CMJP está sempre aberta para receber estudantes e ministrar aulas sobre assuntos relativos ao Poder Legislativo Municipal.
“Recebemos o contato da professora solicitando palestras sobre o Processo Legislativo. Eles vieram saber, na prática com os servidores da Casa, como tudo funciona. Como temos a expertise de oferecer palestras para os projetos Aprendiz de Vereador e Escola na Câmara, apenas adaptamos o conteúdo. Estamos sempre abertos para qualquer outra universidade que quiser entrar em contato e agendar a visita para ministrarmos as palestras”, ressaltou.
A professora Lucilene Solano destacou que a visita é importante para os alunos saírem um pouco da teoria e verem o que estudam de perto. “Na disciplina Introdução ao Direito II, estudamos as leis, o processo legislativo e quais os órgãos voltados para a comunidade. Como a disciplina é muito teórica, resolvi trazer os alunos para conhecer as casas legislativas, tanto a Câmara, quanto a Assembleia, para que eles vejam na prática como acontece a organização e como esses órgãos atuam em defesa da comunidade”, afirmou.
Gustavo Diniz faz parte da turma visitante e destacou como foi a experiência na Casa. “Achei muito bacana, muita gente não conhece como funciona o Processo Legislativo. Eu já tinha uma noção no âmbito federal, mas não sabia das pequenas diferenças entre os processos, como o que é uma emenda constitucional em âmbito federal, em âmbito municipal, é emenda à Lei Orgânica”, exemplificou.
“Eu não conhecia o trâmite de um projeto de lei no Município, hoje conhecemos bastante. Para pessoas que querem concorrer a cargos públicos ou até mesmo entrar na política é muito bom saber”, afirmou o estudante Lucas Gabriel Alves.
Clarisse Oliveira