Um caminhão carregado com oxigênio que saiu do Cabo de Santo Agostinho, em Suape (PE), chegou ao município de Patos, no Sertão do Estado, no inicio da tarde desta segunda-feira (25), para realizar o reabastecimento no Complexo Hospitalar Regional Deputado Jandhuy Carneiro (CHRDJC). A informação foi confirmada ao Portal Paraíba pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB).
O carregamento chegou após a transferência de 10 pacientes de Patos para Campina Grande, de forma preventiva, para diminuir o consumo de oxigênio na unidade, em função de uma interrupção inesperada do insumo, devido a um acidente, na noite dessa segunda-feira (24), envolvendo o caminhão de O2, que faria o abastecimento da unidade hospitalar. O veículo tombou em uma estrada do Estado de Minas Gerais, e não teria como suprir a demanda.
Para que não faltasse oxigênio na unidade, foi feito também o aporte de cilindros extras. O hospital tinha 20 torpedos de O2, conseguiu mais 15 torpedos e ainda recebeu mais 50, vindos de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Até o final da manhã desta terça-feira, a situação foi contornada sem prejuízo de assistência aos pacientes do Complexo.
“Até o presente momento, a situação é absolutamente estável, o hospital dispõe de 80 cilindros de reserva para suporte e segurança da operação”, esclareceu Daniel Beltrami, secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde.