Cerca de 600 mil pessoas estão sendo esperadas para a Romaria da Penha neste sábado em João Pessoa. A previsão é de Ênio Carvalho, um dos organizadores do evento. O evento é a segunda maior manifestação religiosa do Brasil, perdendo apenas para o Círio de Nazaré, que acontece em Belém do Pará.
Ele explicou que durante toda a semana que antecede o evento, centenas pessoas comparecem ao satuário para rezar, pedir e agradecer por graças alcançadas por intercessão de Nossa Senhora da Penha.
Ênio Carvalho explicou que a Romaria conta com caminhadas, missas e shows de segunda a sexta, de 21 a 26 de novembro. “A expectativa é de que participem da Romaria da Penha 600 mil romeiros. Desde sábado que já temos um fluxo grande romeiros nas diversas missas que estão sendo intensificadas nesses dias de comemoração da volta da Romaria da Penha”, reforçou.
Ele também fez um apelo para que as pessoas que estiverem com sintomas a Covid-19 que fiquem em casa para não contaminar outras pessoas. “Isso é um gesto de amor ao próximo e isso agrada a Deus”, disse.
Ênio Carvalho lembrou que após dois anos de cancelamento devido à pandemia de Covid-19, a programação da 259ª edição da Romaria de Nossa Senhora da Penha, em João Pessoa, foi retomada, mas com os mesmos cuidados e prevenção. Com o aumento de casos da covid-19, o devoto reforça a orientação da Arquidiocese da Paraíba sobre os protocolos e as recomendações do uso de máscara e álcool em gel, além de outras orientações.
“Se hidratem, descansem, façam alimentação leves e quem estiver com sintomas de gripe fique em casa, pois pode comprometer a saúde de seu próximo. Se você vai doente para um evento desse, vai estar comprometendo a saúde de quem também está lá”, aconselhou.
Programação:
Dia 26/11 – Sábado
Missa e carreata às 15h
Romaria de Nossa Senhora da Penha às 22h, saindo da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, Centro
Dia 27/11 – Domingo
Chegada da Romaria com a missa campal às 3h30
Missa às 9h, 11h, 15h e 1