O prefeito Cícero Lucena esteve no Mercado Público do Bessa, ontem (1°), para oficializar a entrega de certificados do programa Eu Posso, assim como a concessão de crédito a 26 feirantes do local. O ato faz parte de um novo projeto da gestão, que busca apoiar os comerciantes de feiras para a padronização e qualificação de suas bancas.
“Fico muito feliz, pois o programa tem dado oportunidade de trabalho e sobrevivência financeira a muitas famílias. E agora com esta iniciativa de chegarmos aos mercados poderemos trazer melhores condições de trabalho e também de atendimento aos clientes. Os feirantes aderiram em sua quase totalidade e isso nos alegra muito”, afirmou o prefeito.
A primeira fase do projeto atende a 26 feirantes e outros 20 vão ser contemplados na segunda etapa. Cada um deles recebeu em média R$ 4 mil, totalizando um investimento de R$ 180 mil. Além disso, eles recebem atendimento completo com qualificação e cursos como precificação e gestão de negócio. Após a entrega do crédito ainda há o acompanhamento para que se garanta a sustentabilidade do negócio.
A secretária municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Vaulene Rodrigues, explicou que o mercado do Bessa foi escolhido para iniciar o projeto por ser menor, servindo de modelo para a expansão para os demais. “São feirantes que se inscreveram de forma espontânea e garantem acesso ao crédito com condições diferenciadas que só o Eu Posso, que existe realmente para apoiar o desenvolvimento dos micronegócios, pode oferecer”, destacou.
Entre os beneficiados está Islan da Silva Alves, que tem uma banca de queijos e carnes. “O programa trouxe um diferencial para os feirantes. Graças a Deus com o apoio da Prefeitura estamos podendo investir no nosso crescimento. Essa padronização traz melhoria de qualidade de trabalho. Fico muito feliz”, comemorou.