A Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) deu parecer favorável ao Projeto de Emenda a Lei Orgânica do Município que poderá aumentar de 27 para 29 o número de vereadores.
O relator da matéria, vereador Fernando Milanez (PTB), garantiu que não haverá aumento de despesas, tendo em vista que o orçamentário do Executivo continuará o mesmo.
“O que vai aumentar é a representatividade da Casa. Teremos mais dois vereadores custeados pelo mesmo duodécimo que é repassado mensalmente pelo Poder Executivo. A Câmara vai ter que se adequar com o mesmo duodécimo”, afirmou.
Os membros da Casa de Napoleão Laureano ainda não se juntaram para discutir sobre a proposta, mas o vereador Bruno Farias (PPS) já demonstrou ser contra.
“Enquanto a população clama por menos gastos, a CMJP não pode remar contra a maré e ficar sem conexão com o sentimento da população. Muito mais que ampliar o número de vereadores, o povo de João Pessoa espera que possamos nos aproximar, cada vez mais, da sociedade civil organizada”, defendeu.
Atualmente, desde a saída de Eduardo Carneiro (PTRB) para assumir uma vaga como deputado estadual, a Câmara conta apenas com 26 parlamentares. A vaga dele está sendo disputada na Justiça por Carlão do Cristo e Marcílio Ferreira.