Como os movimentos sociais e sindicais podem avançar na construção de um modelo de comunicação mais eficiente e contra hegemônico? Essa e outras questões sobre mídia, informação, poder e democracia estarão em pauta nesta quinta-feira (8/9), na palestra que o jornalista, pesquisador e professor Edgard Rebouças, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), dará na sede do Sindicato dos Professores da UFPB (Adufpb), em João Pessoa.
O evento integra a programação do projeto Realidade Brasileira e Universidade, criado pelo sindicato em 2016 para levar aos quatro campi da UFPB palestras, debates e mesas-redondas sobre temas que afetam a comunidade universitária e a sociedade de modo geral. As atividades estavam paradas desde 2020, quando foram realizadas 18 edições do projeto, a maior parte on-line.
A palestra desta quinta-feira marca a retomada do Realidade Brasileira e Universidade no modelo presencial. O evento será realizado, a partir das 9h, na sede da Adufpb, localizada no Centro de Vivência do campus I, em João Pessoa. Na mesa, além de Edgard Rebouças, estará o presidente do sindicato, professor Cristiano Bonneau. A palestra é aberta a toda a comunidade e direcionada principalmente a profissionais que atuem com comunicação, imprensa e redes sociais em sindicatos e movimentos sociais.
Apesar de presencial, o evento terá transmissão ao vivo pelo Youtube da Adufpb (www.youtube.com/ADUFPB) e ficará armazenado no canal. “A experiência dos eventos on-line durante a pandemia nos mostrou que é possível amplificar o alcance das nossas atividades – e consequentemente da nossa voz – com a ajuda da internet, das redes sociais, do streaming. Sempre que possível, iremos lançar mão dessas ferramentas para levar conhecimento e informação de qualidade a mais e mais pessoas”, declarou o presidente da Adufpb, Cristiano Bonneau.
Sobre a palestra
Coordenador do Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência da UFES, o professor Edgard Rebouças dará palestra com o tema “Comunicação política e sindical”. “Pretendo colaborar com uma análise histórica e de conjuntura sobre o papel das mídias nas disputas de poder”, explica Rebouças.
Segundo ele, a palestra tratará também de como os movimentos sociais podem avançar para uma comunicação mais eficiente e contra hegemônica. “Em um momento de saturação informacional e midiática, vamos discutir estratégias de produção, difusão e legitimação de ideais democráticos e progressistas”, afirma.
Edgard Rebouças é graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFES, tem mestrado em Sciences de l’Information et de la Communication pela Université Grenoble 3 (1992-1994), doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, com estágio de pesquisa na Université du Québec à Montréal (1999-2003), e estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Pernambuco (2005-2006).
Além disso, é diretor de Relações Internacionais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom (2020-2023), coordenador de Pesquisa da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), membro do Conselho Estadual de Ética Pública do Estado do Esp. Santo (2019-2022) e membro da Comissão Organizadora do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.