Nesta segunda-feira (30), o bairro Padre Zé recebeu uma edição especial da Caravana do Cuidar, como parte da programação de inauguração da Praça da Conquista, que acontece à noite. O projeto itinerante da Prefeitura de João Pessoa, realizado pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) com apoio de vários parceiros, tem levado serviços de assistência social, saúde, empregabilidade, direitos do consumidor, além de apresentações culturais para os bairros da Capital.
O prefeito Cícero Lucena esteve presente na Caravana do Cuidar e ressaltou o caráter assistencial da ação. “A Caravana do Cuidar chega a mais um bairro levando serviço e atenção para quem mais precisa. Aqui temos um grande esforço de diversas secretarias para aproximar a gestão da população e fazer com que cada cidadão tenha acesso aos seus direitos”, afirmou o prefeito.
Edileuza Avelino, de 41 anos, aproveitou a presença do Sine-JP na Caravana e foi em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. Desempregada desde o início da pandemia, ela comemorou o serviço tão perto de casa. “Eu já estava querendo ir até o Sine-JP, pois tenho experiência trabalhando em berçário e preciso voltar a trabalhar. Fiquei muito satisfeita com o atendimento e por ter conseguido fazer tudo pertinho de casa, com mais facilidade. Agora estou na expectativa de conseguir um novo emprego”, comentou a moradora do Padre Zé.
Atendimentos – O cadastramento no CadÚnico tem sido um dos serviços mais procurados na Caravana do Cuidar. Maria da Penha, moradora do Baixo Roger, soube da ação próxima de casa e não perdeu tempo. “Tenho três filhos e estou desempregada há um ano, desde quando o restaurante que eu trabalhava fechou por conta da pandemia. Assim que eu soube que poderia fazer meu cadastro no CadÚnico aqui na praça, eu vim pra cá. Fui bem atendida e deu tudo certo. Agora é aguardar e torcer para ser contemplada pelo Bolsa Família, pois esse dinheiro será uma boa ajuda”, contou.
Do total de atendimentos realizados pelas equipes, 45 foram no Sine-JP; 133 no CadÚnico; 35 testes rápidos de hepatite; quatro atendimentos na vacinação contra hepatite e tríplice viral; 43 aferições de glicemia e pressão arterial; sete atendimentos médicos, 55 orientações de higiene, 10 atendimentos no Procon-JP; 23 procedimentos odontológicos; 10 cadastros no Acessuas Trabalho; 14 no programa Criança Feliz e 25 no Cras.
As atividades voltadas à cultura e à saúde também estão sempre presentes na Caravana do Cuidar. Nesta edição especial, a capoterapia fez sucesso com a comunidade. A terapia integrativa, que utiliza elementos da capoeira para realizar uma atividade física e lúdica ao mesmo tempo, movimentou a Praça da Conquista.
Parceiros – Para a realização da Caravana do Cuidar, a Sedhuc conta com o apoio da Secretaria Executiva da Transparência Pública (Setramp); da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest); da Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP); da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); do Procon-JP; e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).