O secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, confirmou que os estudantes da rede estadual de ensino da Paraíba, veteranos ou ingressantes acima de 12 anos, faixa etária coberta pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), terão que apresentar o comprovante de vacinação contra Covid-19 no ato da matrícula.
“A partir do início das matrículas para veteranos, do dia 3 a 7 de janeiro, será iniciada a cobrança do cartão de vacinação para o público 12 anos+. Quem estiver coberto pelo Plano Nacional de Imunização, será solicitada a apresentação”, disse em entrevista a TV Cabo Branco.
Segundo Cláudio Furtado, nenhum aluno que procurar a rede estadual de ensino terá a matrícula negada, no entanto, àqueles que não estiverem imunizados não poderão participar das aulas presenciais, permanecendo em ensino remoto.
“A matrícula não será negada. No entanto, no retorno das aulas em fevereiro, este aluno não poderá participar de atividades presenciais dentro da sala de aula”, declarou o gestor.
O secretário destacou a importância da vacinação para o retorno dos estudantes às salas de aula, e afirmou que é obrigatória também a vacinação dos professores e servidores da educação para que tenham acesso as salas de aulas novamente.
“Da mesma forma que está sendo cobrado [o cartão de vacinação] dos professores, estamos cobrando desse público 12+. Para o grupo que não tiver apresentado a carteira de vacinação, nós vamos fazer uma campanha na rede para mostrar a importância da vacina, para que tenhamos o máximo de estudantes vacinados”, revelou.
De acordo com o secretário, com a informação do número de alunos vacinados, após as matrículas, serão montadas as turmas presenciais e não será necessária a apresentação de comprovante pelo estudante para entrar na escola.
“Nós estamos fazendo essa cobrança no ato da matrícula para que já conste na documentação do aluno que ele já está vacinado, para não se cobrar todos os dias na entrada das escolas o cartão de vacinação daquele aluno. Essa informação no ato da matrícula será utilizada para a montagem das turmas para o próximo ano”, disse Furtado.
Matrículas para veteranos e novatos
As matrículas poderão ser realizadas de forma digital, por meio do site matricula.see.pb.gov.br, com a renovação para os veteranos no período de 3 a 7 de janeiro, e para os estudantes novatos de 17 a 21.
Os estudantes veteranos, e os novatos provenientes das redes privada, municipal, federal ou estadual por meio de transferência, passarão por duas etapas no processo de renovação e de matrícula: ‘Cadastro Escolar’ e ‘Efetivação da Matrícula’ feita de forma online pela escola.
Tanto os estudantes veteranos como os novatos poderão acompanhar o status do seu processo de matrícula através do site matricula.see.pb.gov.br e, caso seja necessário, deverá realizar a atualização dos dados inseridos e documentos anexados. A confirmação de renovação de matrículas será divulgada no site até o dia 14/01, para os novatos será do dia 24/01 a 28/01.