Seguindo com o incentivo ao microempreendedorismo, artesanato e ao trabalho dos produtores rurais de João Pessoa, a Feira Móvel do Produtor contará com programação nos bairros Brisamar, Altiplano, Centro, Tambaú e Bancários neste mês de abril. O projeto itinerante, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), completa dez meses de atividade e a grande novidade deste mês é a edição que será realizada pela primeira vez na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em abril também inicia a parceria do projeto com a Cooperativa Paraibana de Empreendimentos Econômicos Solidários (Ecosol).
A edição deste mês inicia com a tradicional feira do Brisamar, nesta sexta-feira (1º), das 14h às 19h. Quem passar pela Praça João Andreola, vai encontrar pescado, artesanato, gastronomia e produtos da Agricultura Familiar, sendo comercializados a preços acessíveis ao bolso do consumidor. Já na próxima semana, a Feira estaciona o Centro e nos Bancários, no Largo de Tambaú e na Praça da Paz, respectivamente. A partir do dia 12 de abril, terá início a parceria com a UFPB e a Feira chega ao Centro de Tecnologia, no térreo do Bloco Multimídia, local mais conhecido como ‘Bolo de Noiva’, das 6h às 12h.
“Estamos selecionando empreendedores, artesãos e produtores que atendam o perfil dos consumidores do local. Serão oferecidos produtos como doces, geleias, cadernos e agendas personalizados, artigos em couro como bolsas, cintos e carteiras, entre outros. Foi um convite que recebemos com muita alegria, fruto de muito trabalho humanizado e de capacitação feito pela Sedurb nos últimos meses”, destacou Jaciara Medeiros, assessora técnica da Sedurb e organizadora do evento.
“Uma parceria enriquecedora e de grande valia para as ações de economia solidária desenvolvidas pela Feira Móvel, que hoje é referência no segmento de valorização ao empreendedorismo e a agricultura em nosso Estado. Ficamos lisonjeados com o convite da reitoria para ganharmos mais um espaço adequado de comercialização para esses trabalhadores”, destacou Fábio Carneiro, secretário de Desenvolvimento Urbano.
Parceria com a Ecosol – Com a alta demanda itinerante da Feira Móvel, em locais simultâneos, veio a necessidade de aumentar o número de produtores rurais que comercializam no projeto. “Essa parceria vai possibilitar uma maior variedade de produtos agrícolas como raízes, frutas e verduras em nossas edições. Tudo comercializado a preços acessíveis e negociado diretamente com os agricultores, valorizando o trabalho desses produtores”, reiterou Jaciara Medeiros.
Espaço Solidário – Em todas as edições da Feira, as pessoas podem contribuir com doações para instituições de caridade. Isso porque foi inaugurado o Espaço Solidário da Feira Móvel do Produtor, que arrecada material de higiene pessoal, fraldas geriátricas, roupa de cama e alimentos. As doações são destinadas a Aspan, Doadores de Esperança e Lar da Providência. Além disso, essas instituições contam com estandes de vendas na Feira, onde expõem seus produtos. Em apenas três dias de exposição, a Feira Móvel proporcionou a arrecadação de quase R$2.000 para esses locais.
Programação:
Brisamar – 01,08, 22 e 29/04 – Praça Nathália Oliveira Wanderley – 14h às 19h – Rua Inácio Ferreira Serrano
Centro – 05, 06 e 07/04 – 9h às 17h – Ponto de Cem Réis
Bancários – Praça da Paz – 07 e 28/04 – 16h à 21h
UFPB – Centro de Tecnologia – 12/04 – ‘Bolo de Noiva – 6h às 12h
Tambaú – 22, 23 e 24/04 – Largo de Tambaú – 15h às 21h