Na tarde desta segunda-feira (4), a Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou uma reunião para debater ações efetivas para dirimir problemas sofridos pela cadeia produtiva econômica da Capital, durante a epidemia do coronavírus.
O presidente da Frente, vereador Thiago Lucena (PRTB), sugeriu a realização de parcerias com o Sebrae e a Federação de Empresas Juniores das universidades para formularem estudos e ações que possam contribuir como consultoria para a cadeia do comércio local.
O vereador Bosquinho (PV) destacou que recebeu pedidos de diversos amigos da área do Turismo sobre a necessidade de atenção do Poder Público para o setor no período da pandemia na Capital. Já o vereador Bruno Farias (Cidadania) lembrou que o setor do Turismo foi o primeiro atingido pela pandemia no mundo e deverá ser o último a sair da crise.
O vereador Lucas de Brito (PV) exaltou a Medida Provisória do Governo Federal que permite a suspensão dos contratos de trabalho e a redução da jornada de trabalho com a consequente redução proporcional da remuneração. “Vejo ações importantes por parte do Governo Federal para garantir cerca de 50 milhões e empregos que caso contrário seriam extintos. Não vejo por parte do Governo estadual ou municipal nenhuma ação voltada para preservar empregos em nossa cidade e em nosso estado. Não vejo projetos concretos efetivos para amenização dos efeitos da crise em nossa economia”, destacou.
O vereador Damásio Franca (Progressistas) sugeriu o agendamento de uma reunião remota com empreendedores e representantes do Estado e do Município para debaterem o tema.
Ao final da reunião, o presidente Thiago Lucena garantiu que agendará a reunião solicitada para debater com a cadeia produtiva e as autoridades da Capital um Plano de Retomada do Comércio.