O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, disse nesta segunda-feira (31) que a vacinação da população em geral, tendo como critério a idade, deve começar esta semana, provavelmente na quinta ou na sexta-feira.
“Há uma previsão de muitas doses da Pfizer. A Pfizer pretende, três vezes por semana, enviar doses e essa semana, provavelmente, a partir de quinta ou sexta-feira, nós iniciaremos a vacinação da população de um modo em geral, a partir de 59 anos, em ordem decrescente até 18 anos”, disse o secretário.
A vacinação do público em geral, ressaltou, ocorrerá em paralelo daqueles que têm comorbidades, dos idosos que ainda ainda não se vacinaram. “Todos aqueles grupos anteriores terão a oportunidade de ir as salas de vacinação no Estado e, consequentemente, serem vacinados, porque é o único meio de nós contermos essa pandemia. É a vacinação e o distanciamento físico”, disse.
O secretário disse que este é o pior momento que a Paraíba enfrenta na pandemia, com alta na taxa de ocupação dos leitos hospitalares, seja UTI ou enfermaria.
Diante desse quadro, ressaltou, é preciso que as pessoas se conscientizem e utilizem máscaras, lavem as mãos e mantenham o distanciamento social.
Segundo ele, não é o momento de se pensar em festa, não é o momento para se pensar em São João, São Pedro, Santo Antônio. “É o momento de reflexão e de empatia com o próximo”, ressaltou.