Hugo Motta analisa nesta terça-feira projeto que pode manter bancada da Paraíba com 12 deputados federais


O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), deverá analisar nesta terça-feira (6) o pedido de urgência do projeto que amplia o número de parlamentares da Casa. Hugo é um dos defensores do PL que pretende ampliar o número de deputados federais de 513 para 524.

A ação ocorre após o Supremo Tribunal Federal decidir de forma unânime que é necessário redistribuir as cadeiras com base nos dados atualizados do Censo Demográfico de 2022. A revisão pretende ajustar a representação proporcional ao tamanho da população dos estados. No caso da Paraíba, a bancada seria reduzida de 12 para 10 deputados.

E um dos efeitos do projeto é exatamente garantir que a Paraíba não perca deputados. A deputada federal Dani Cunha (União-RJ) é a autora do PL que veda a perda de deputados por qualquer bancada. A ideia é acomodar os crescimentos populacionais dos estados sem mexer no que já existe. Além da Paraíba, caso o PL não seja aprovado, também perderão representantes as bancadas do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Piauí, Bahia, Pernambuco e Alagoas.

Conforme a regra vigente, atualmente cada representação estadual na Câmara pode ter um número mínimo de 8 deputados e máximo de 70, dependendo da população da unidade federativa.

Site Footer

Sliding Sidebar

O Fuxiqueiro – Todos os direitos reservados.