Indicado de Arthur Lira, o deputado Hugo Motta segue costurando alianças para cacifar sua eleição para presidente da Câmara em 2025. O escolhido de Lira já tinha os apoios PP, Podemos e Republicanos. Agora, o candidato reuniu as maiores bancadas da casa com os apoios de PT, PL, MDB, PSD.
“Hugo Motta vai saber manter a marcha da Câmara dos Deputados, seguindo esta mesma receita que tantos bons frutos deu ao Brasil: respeito ao plenário, cumprimento da palavra empenhada e busca incessante por convergência”, disse Lira em coletiva.
As eleições para as presidências da Câmara e do Senado estão marcadas para fevereiro do ano que vem.
“Nossa tarefa, agora, é podermos prestigiar esses partidos para o bom funcionamento da Casa. Sempre foi defendida a candidatura de consenso. Estamos mostrando aqui que é possível, sim, com maturidade política, com a preocupação principal com a Casa, podermos deixar as divergências e ideológicas de lado, para a construção de uma candidatura positiva, que represente o sentimento da Casa. É um momento, realmente, de alegria, um momento de certeza do que estamos construindo, de maneira cautelosa, de maneira serena, de maneira respeitosa com todos os partidos”, disse Motta após receber os apoios.
Hugo Motta
O deputado Hugo Motta Wanderley da Nóbrega é natural de João Pessoa, na Paraíba. Médico de profissão, Motta é deputado federal desde 2011, quando se elegeu pelo PMDB. Atualmente, é membro do partido Republicanos, sigla ligada à Igreja Universal do Reino de Deus.
Motta relator a chamada PEC do orçamento de guerra, que liberou por fora do teto de gastos as despesas com a pandemia da covid-19. Próximo do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, Motta foi o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou as denúncias de corrupção na Petrobras, em 2015, no auge da operação Lava Jato.