Os investimentos realizados pelo Governo da Paraíba na aquisição de novos equipamentos têm possibilitado a ampliação dos serviços já oferecidos pelo Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde). Só no mês de agosto, por exemplo, a unidade aumentou em mais de 300% o número de cirurgias realizadas, em relação à média de todo o ano de 2022. Ao todo, foram 632 procedimentos cirúrgicos realizados entre os dias 1 e 31 de agosto, uma média de 21 cirurgias por dia.
Com a implantação de protocolos mais seguros e atendimentos mais ágeis aos pacientes, o HSGER diminuiu também o tempo de espera da população por uma cirurgia. Atualmente, o procedimento é realizado em cerca de 15 dias após a indicação médica. Assim, o Hospital zerou as filas de espera para cirurgias de baixa e média complexidade, a exemplo de hérnias, vesículas e cirurgias ginecológicas. Em julho, a unidade já tinha zerado a fila de espera por cirurgias de vasectomia e laqueadura.
“Estamos realizando, diariamente, procedimentos cirúrgicos de especialidades diversas. Isso mostra a parceria efetiva entre a PB Saúde e o Governo do Estado, além do esforço dos profissionais da unidade em oferecer uma saúde de qualidade a todos os paraibanos”, relatou Kaliane Medeiros, coordenadora do Núcleo de Agendamento Cirúrgico.
Kaliane ressaltou, ainda, que o processo de solicitação das cirurgias também tem se tornado mais ágil e mais efetivo. “Quem tem alguma cirurgia para realizar, basta procurar a Regulação do município onde reside. A Regulação fará a solicitação do acesso via sistema e o procedimento será direcionado para qualquer unidade hospitalar da rede estadual, incluindo o Edson Ramalho”, explicou.
Além do atendimento mais rápido e eficiente, as melhorias implantadas pelo Governo da Paraíba no Hospital têm proporcionado uma assistência mais segura, inovadora e humanizada ao paciente. Em agosto, o Hospital do Servidor General Edson Ramalho se tornou um dos três hospitais da Paraíba a oferecer a Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), procedimento de alta complexidade e minimamente invasivo, realizado para diagnosticar e tratar doenças das vias biliares e pancreáticas.
Outras melhorias – Há menos de 1 mês, a unidade de saúde inaugurou, ainda, uma sala de ultrassonografia obstétrica para urgência, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, além de acompanhamento de fisioterapeutas de forma contínua, no pré-parto, parto e pós-parto.
Já a implantação da prática do atendimento individualizado na Unidade de Terapia Intensiva – com assistência multiprofissional – aumentou significativamente o número de altas da UTI e diminuiu em 50% o número de óbitos no Setor, especialmente dos casos mais graves.