O governador João Azevêdo participou, nesta sexta-feira (6), na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Alice Carneiro, em João Pessoa, da solenidade de pré-embarque de mais 100 estudantes que viajam neste fim de semana para o Reino Unido pelo Programa Conexão Mundo, edição 2024-2025. A iniciativa oferece a jovens paraibanos a oportunidade de vivenciar uma experiência de intercâmbio internacional no ensino médio, em imersão cultural e acadêmica.
Dos 100 estudantes que estarão embarcando para três países do Reino Unido – País de Gales, Inglaterra e Escócia, 40 irão participar da modalidade Ensino Médio Internacional e 60 da modalidade formação profissional. Ao todo, 400 estudantes foram selecionados para esta edição, com embarques programados até janeiro de 2025, dos quais 40 já embarcaram com destino ao Chile em agosto. Além do Reino Unido e Chile, o programa Conexão Mundo enviará alunos para Espanha e, em uma edição inédita, para a China.
Os alunos selecionados para realizar o intercâmbio no Reino Unido estudam nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Algodão de Jandaíra, Araçagi, Aroeiras, Baraúna, Cajazeiras, Duas Estradas, Caraúbas, Itaporanga, Jericó, Mamanguape, Montadas, Nova Palmeira, Pedras de Fogo, Salgado de São Félix, Santa Helena, Sapé, Serra Branca, Sousa, Tavares, Teixeira, Vista Serrana, Princesa Isabel, Itabaiana, Pombal, Paulista, Jacaraú, Alcantil, Boqueirão, Umbuzeiro, Bayeux, Belém, Araruna, Bananeiras, Guarabira, Picuí, Cuité, Monteiro, Serra Branca, Taperoá, Juazeirinho, São Bento, São José de Piranhas e Itaporanga.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou os investimentos do Governo da Paraíba para garantir aos alunos a oportunidade de colocar na prática o aprendizado na sala de aula. “O intercâmbio é a realização de um sonho para os jovens que irão aprender mais, ter acesso à cultura de outros países e eu tenho certeza de que essa será uma experiência inesquecível. Nós sabemos que aprender um novo idioma é um diferencial para a vida pessoal, mas, principalmente, para a vida profissional, e essa é mais uma iniciativa que impactará positivamente no futuro de nossos alunos da rede estadual que chegarão ao mercado de trabalho com um reforço em seus currículos”, frisou.
O secretário da Educação, Wilson Filho, afirmou que a ação do Governo da Paraíba é mais uma forma de estimular o estudante da rede estadual a se manter em sala de aula. “O Conexão Mundo representa um dos maiores programas de intercâmbio do Brasil e ter uma experiência fora do país é um dos maiores sonhos dos nossos alunos. Nós estamos permitindo que eles aumentem a vontade de estudar e isso envolve toda a comunidade escolar”, declarou.
A gerente de Educação do Governo Britânico para o Brasil, Maria Sales, parabenizou o Governo da Paraíba por oferecer uma transformação de vida a vários jovens de todo o estado. “É uma satisfação conhecer iniciativas tão fantásticas, eu sei o que isso significou na minha vida e espero que todos façam uma boa viagem e serão bem-vindos ao Reino Unido”, disse.
Kauan Emanuel, estudante da ECI Francisco Maia, no município de Jericó, celebrou a oportunidade de realizar a primeira viagem ao exterior. “Minha expectativa está altíssima, é um negócio muito novo. Minha mãe foi quem me deu o incentivo, porque é uma grande oportunidade”, relatou.
O mesmo sentimento foi compartilhado por Miguel Oliveira, de 16 anos, que estuda no Sesquicentenário, em João Pessoa. “Desde que minha irmã foi para o Canadá, também por esse programa, que eu tenho essa expectativa de que chegasse a minha hora. Vou ficar em Brokenhurst, na Inglaterra, e estou muito feliz”, comentou.
Sílvia Araújo, mãe do intercambista Murilo de Souza, que irá para a Inglaterra, comemorou a conquista do filho e enalteceu o programa da gestão estadual. “Vou ficar com saudades, mas estou muito tranquila, já que é um programa muito seguro. Tem um filho da minha prima que já foi, conheço muita gente que já também. Espero que ele tenha uma vivência no país e aproveite ao máximo”, disse.
Estiveram presentes à solenidade de pré-embarque o vice-governador Lucas Ribeiro; além de auxiliares da gestão estadual, dentre eles Edilson Amorim (secretário executivo de Gestão Pedagógica), Nonato Bandeira (secretário da Comunicação Institucional), Rangel Júnior (presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – Fapesq) e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador).
O programa Conexão Mundo está integrado às políticas públicas, que dispõem sobre a promoção da cooperação internacional, da formação qualificada e estratégica e o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado da Paraíba por meio do intercâmbio educacional, formação profissional internacional e demais ações. A iniciativa teve seu primeiro edital lançado em 2021 e, além de promover o intercâmbio cultural, visa a formação integral dos estudantes, preparando-os para um mercado de trabalho globalizado. O Governo do Estado arca com todos os custos do projeto, incluindo a emissão de passaportes, passagens aéreas e outras despesas relacionadas ao intercâmbio.
Secom-PB