O governador João Azevêdo assinou, nesta quinta-feira (9), em Picuí, no Curimataú paraibano, a ordem de serviço para a pavimentação da rodovia estadual PB-151, interligando os municípios de Picuí, Nova Floresta e Cuité. A obra, um sonho antigo dos moradores da região, terá investimentos em torno de R$ 12,5 milhões, e mais de 20 quilômetros de extensão.
Ao todo, os investimentos anunciados nesta quinta-feira pelo governador João Azevêdo na região do Curimataú ultrapassam os R$ 25 milhões, contemplando as áreas de educação, infraestrutura e agricultura familiar.
Na solenidade, o chefe do Executivo estadual destacou a importância da pavimentação da PB-151 para a economia e qualidade de vida da população. “Estamos vindo aqui, à cidade de Picuí, honrar um compromisso que eu assumi, que foi o de fazer essa estrada. Eu sei da importância dessa estrada para a economia da região, o benefício que trará para a saúde, para a educação, para o comércio das duas cidades”, comentou.
A pavimentação da PB-151 beneficiará diretamente os municípios de Picuí, Nova Floresta e Cuité, que têm uma população em torno de 50 mil habitantes. Os serviços programados são terraplenagem em cortes e aterros, sistema de drenagem para águas pluviais e subterrâneas, pavimentação asfáltica, cercas delimitadoras da faixa de domínio e sinalização horizontal e vertical.
O diretor-superintendente do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), Carlos Pereira, afirmou que a pavimentação da PB-151 irá proporcionar ainda mais a modernização da malha rodoviária do Estado.
Já o deputado estadual Buba Germano agradeceu ao governador João Azevêdo pelos investimentos na região do Curimataú. “A pavimentação dessa estrada, um sonho antigo dos moradores de Picuí e Nova Floresta, representa o compromisso do governador João Azevêdo com os moradores da região do Curimataú. Fico extremamente feliz porque sei o quanto essa estrada vai melhorar a qualidade de vida”, disse.
O agricultor Francisco Lisboa comemorou a assinatura da ordem de serviço da PB-151. Desde menino que eu ouvia que essa estrada ia sair. É um sonho que vai acontecer”, afirmou.
Ainda na solenidade, o governador João Azevêdo entregou dessalinizador para a Comunidade Lajedo Grande, sistema de dessalinização no Distrito de Santa Luzia, 20 poços perfurados, com instalação de cata-ventos, kits de irrigação e campos irrigados de palma forrageira. Todas ações do Procase, que contemplou ainda a entrega da reforma da unidade para processamento de frutas para produção de polpa e equipamentos para a Associação Comunitária da Caatinga (Sítio Lajedo Grande e Mari Preto).
Outra ação para beneficiar a agricultura familiar foi a entrega da reforma da Unidade de Beneficiamento de Frutas para a produção de doces e geleias, com fornecimento de equipamentos e implantação de áreas frutíferas para a Associação das Mulheres Produtoras da Agricultura Familiar de Quixaba e região e a entrega do sistema em energia solar em agroindústria de beneficiamento de frutas para a produção de polpa para a Cooperativa Codasc do Sítio Mari Preto.
Patrulha rural – No Distrito de Vila de Santa Luzia, também em Picuí, o governador João Azevêdo entregou a Companhia de Policiamento Rural. Após um longo período fechada, a unidade de policiamento rural vai contar com três policiais todos os dias, além do apoio de viaturas, beneficiando mais de duas mil pessoas da localidade.
Em seu discurso, o governador João Azevêdo destacou a redução nos índices de criminalidade e a importação da unidade de policiamento, principalmente após a construção da PB-151.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual foi homenageado com a placa Amigo do Nono Batalhão da Polícia Militar, entregue pelo coronel Afonso Galvão, comandante do Batalhão.