O governador João Azevêdo decretou situação de emergência em 150 cidades da Paraíba por causa da seca. O decreto reconhecendo a situação de emergência, pelos próximos 180 dias, foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (29). A iniciativa levou em consideração a grave crise hídrica que afeta os municípios provocada pela estiagem.
Entre as cidades que o decreto governamental abrange estão Bananeiras, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Piancó, Pombal, Princesa Isabel, Santa Luzia e Sousa.
No decreto o governo ressalta que a estiagem prolongada tem gerado prejuízos importantes e significativos às atividades produtivas do Estado da Paraíba, principalmente à agricultura e à pecuária dos municípios afetados.
“A escassez de água no estado paraibano por conta das irregularidades pluviométricas persiste, causando danos à subsistência e a saúde em diversos municípios”, diz o governador João Azevêdo no decreto.
Com o decreto de situação de emergência, o governo estadual fica autorizado a abrir crédito extraordinário para suprir as demandas nas cidades afetadas pela estiagem.
O decreto também autoriza a convocação de voluntários para reforço das ações de respostas ao desastre natural vivida no Estado.
Confira aqui as cidades onde foi decretado situação de emergência.