João Azevêdo destaca melhoria de vida de agricultores beneficiados com o PB Rural Sustentável em reunião com o Banco Mundial


O governador João Azevêdo recebeu, na manhã desta quarta-feira (27), em João Pessoa, representantes do Banco Mundial, ocasião em que tratou da execução de obras e ações da última fase do Programa Paraíba Rural Sustentável, executado pelo Projeto Cooperar, que investe US$ 80 milhões na agricultura familiar e beneficia mais de 155 mil famílias em todas as regiões do estado. A ação permite às famílias contempladas o acesso à água, melhorias na infraestrutura das localidades rurais e impulsionam a atividade produtiva e a comercialização.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou o impacto do programa na melhoria da qualidade de vida nas pessoas que residem na área rural. “Os projetos que são desenvolvidos pelo Paraíba Rural Sustentável têm mudado a vida de muitas famílias, que têm acesso à água para consumo e produção. Nós estamos falando de mais renda, de melhores condições de trabalho e de oportunidades para homens e mulheres que vivem no campo e passam a ter um maior poder de compra. O sucesso das ações do programa é mais uma demonstração da eficácia das políticas públicas que implementamos com o objetivo maior de cuidar das pessoas”, frisou.

O gerente do Banco Mundial para o Projeto Cooperar, Leonardo Bichara, destacou que o programa tem atingido seu maior objetivo, garantindo segurança alimentar às famílias beneficiadas. “Nós tivemos a oportunidade de investir nas cooperativas de agricultores, assegurando aumento de renda, além disso, foram construídos 50 sistemas de abastecimento de água completos e sistemas de abastecimento de água singelos, 41 dessalinizadores, 250 passagens molhadas, implantação de energia solar, ofertamos assessoria técnica, com acompanhamento em todo o processo produtivo pela Empaer, e o maior legado desse projeto é a segurança alimentar”, pontuou.

Ele também afirmou que o Banco Mundial já trabalha com o Governo da Paraíba na elaboração de mais um projeto no valor de US$ 50 milhões para ampliar o número de agricultores beneficiados com as políticas públicas em todo o estado.

O coordenador do projeto Cooperar, Omar Gama, celebrou os resultados positivos do Paraíba Rural Sustentável. “Nós finalizamos mais uma missão com o Banco Mundial, com visitas às cooperativas e às obras de engenharia, a exemplo de passagens molhadas, cisternas e sistemas de abastecimento de água. Chegamos à fase de encerramento do projeto, que deve ser concluída em junho de 2025, período em que teremos todas as obras instaladas e em funcionamento, atendendo a 155 mil pessoas em 208 municípios, o que representa um número bastante expressivo”, falou.

O projeto Cooperar/PB Rural Sustentável é um programa do Governo da Paraíba com o objetivo de melhorar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercados das organizações de produtores da agricultura familiar da Paraíba.

Também participaram da reunião Adriana Martins e Pablo Sidersky, consultores sêniores do Banco Mundial.

Site Footer

Sliding Sidebar

O Fuxiqueiro – Todos os direitos reservados.