O governador João Azevêdo se reuniu, nesta quarta-feira (24), na Granja Santana, em João Pessoa, com o secretário de Educação, Aléssio Trindade, e representantes do Instituto Sonho Grande e Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) para discutir o planejamento para o ano letivo de 2020, que prevê a ampliação no número de Escolas Cidadãs Integrais (ECIs) no Estado. A Paraíba já conta com 153 ECIs, destas, 53 foram implantadas este ano.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual assegurou o esforço do Governo de apoiar ações na área da educação e reforçou o compromisso de universalizar o ensino integral na Paraíba. “Nós queremos que todos os municípios do Estado tenham pelo menos uma Escola Cidadã Integral porque é uma meta nossa. A educação é uma prioridade e terá o apoio total de todos os órgãos envolvidos com o segmento”, frisou.
O secretário de Educação, Aléssio Trindade, ressaltou que a rede pública estadual já conta com cerca de 47 mil alunos matriculados nas ECIs, o que coloca a Paraíba como o segundo Estado em oferta relativa de educação integral no país. “A nossa avaliação é muito positiva porque a expansão tem sido feita com base nas áreas mais vulneráveis e já percebemos uma diminuição da violência onde as ECIs são implantadas, além da melhoria de aprendizagem, e hoje o governador teve a oportunidade de fazer um acompanhamento do andamento da implantação das Escolas Cidadãs Integrais e do projeto de expansão para o próximo ano”, explicou.
O presidente do Instituto Sonho Grande, Igor Lima, destacou a evolução do Estado na implantação das escolas integrais. “Isso traz desafios, mas tudo que a gente vê aqui é muito positivo porque tem um trabalho todo sendo feito no sentido de melhorar a educação na Paraíba e estamos muito felizes de contribuir com o planejamento da expansão e da estrutura organizacional. São vários atores nesse apoio, mas sempre sendo orquestrados pela Secretaria de Educação, que é responsável pela execução do projeto”, comentou.
Também participaram da reunião a coordenadora das Escolas Cidadãs Integrais da Secretaria de Educação do Estado, Leia Gonçalves, a coordenadora pedagógica do ICE, Romilda Santana, e a coordenadora de projetos do Instituto Sonho Grande, Natália Braga.