João Azevedo discute distribuição do salário educação com presidente do STF e governadores do Nordeste

O governador João Azevêdo participou, nesta quinta-feira (29), de reunião, por meio de videoconferência, com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e com os demais governadores do Nordeste, ocasião em que foi discutida a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 188, que tramita na Suprema Corte, na qual os estados nordestinos questionam a forma de distribuição de cotas do salário-educação.

“Os Estados estão tentando resgatar uma forma de distribuição justa para todos e que tenha como base o número de matrículas dos alunos e não o local onde está situada a sede da empresa”, explicou o chefe do Executivo estadual.

O procurador-geral do Estado, Fábio Andrade, explicou o trâmite da votação no STF. “Nós contamos com o voto favorável do relator, houve um pedido de vista do ministro Alexandre de Morais, o julgamento entrou para o plenário virtual por conta da pandemia e foi retirado de lá em setembro pelo ministro Gilmar Mendes e, agora, vai retornar ao plenário físico, quando as sessões ordinárias voltarem. O que está se pedindo nessa ação é que os Estados recebam de acordo com o número de alunos que eles têm, se tornando uma distribuição mais justa, proporcional e conforme é preceituada pela Constituição”, explicou.

O relator da ação, ministro Edson Fachin, votou pela procedência do pedido ao manifestar em seu parecer que as cotas do salário-educação devem ser distribuídas proporcionalmente ao número de alunos matriculados na educação básica nas redes públicas de ensino.

O salário-educação é uma contribuição social devida pelas empresas destinada, exclusivamente, ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para a educação básica pública.

Paraíba tem 3.555 casos de Covid-19 neste domingo e ocupação de UTIs na região metropolitana de João Pessoa chega a 54%

Secretário de Planejamento destaca áreas de investimento contempladas pela LOA 2023

Executiva do PT divulga lista de itens que serão proibidos durante ato com Lula em Campina Grande

Site Footer

Sliding Sidebar

O Fuxiqueiro – Todos os direitos reservados.