João Azevedo lança programa para alfabetização e fala em incremento do FPM para educação


Ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, o governador João Azevêdo (PSB) lançou nesta quinta-feira (18) o programa Alfabetiza Mais Paraíba, que colocará em prática o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa pelo Regime de Colaboração com os Municípios, com investimentos da ordem de R$ 23 milhões.

João explicou na ocasião que a alfabetização acontecendo até os 7 anos de idade permite que a criança tenha um desenvolvimento educacional e de aprendizado adequados. Ele ressaltou que o Governo trabalhará em conjunto com os municípios.

“Sabemos obviamente pela distribuição das responsabilidades na educação que é preciso que os municípios atuem fortemente, mas sabemos das limitações dos pequenos municípios para implantar essas políticas públicas”, declarou.

Ele revelou detalhes do programa, que terá fornecimento de material e preparação de professores que se dediquem à alfabetização na idade certa e prevê premiação para as 100 melhores escolas, além do cuidado e integração daquelas que não atingirem o índice esperado.

““Há um conjunto de medidas visando privilegiar, premiar o esforço de cada municipio”, revelou.

Azevêdo revelou ainda que há estudos para uma mudança no percentual do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para a educação. Será enviado um Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) com as medidas.

“Espero a celeridade, que estamos tendo, para aprovar em pratica”, destacou.

Detalhes

OAlfabetiza Mais Paraíba reforça a parceria entre o Estado e os Municípios, por meio de atividades técnicas e estratégias pedagógicas, para potencializar o ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Contará com investimentos de R$ 23 milhões, que serão destinados à elaboração de material didático-pedagógico, concessão de bolsas para formação de profissionais, articulação e mobilização, desenvolvimento de capacidades e avaliações de monitoramento.

Site Footer

Sliding Sidebar

O Fuxiqueiro – Todos os direitos reservados.